Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Acidentes de moto causam impacto bilionário sobre a Previdência e o SUS

Maior número de veículos de duas rodas amplia total de feridos no trânsito, com impacto nas contas públicas
 
Em um ano de enxugamento de despesas públicas e de arrocho fiscal, velhos problemas de fiscalização, de ausência de políticas específicas e de educação para o trânsito vão tirar bilhões de reais dos cofres públicos. Responsáveis por 50 mil mortes e mais de 400 mil lesões graves permanentes em 2013, os acidentes de trânsito custam ao Brasil — governo e sociedade —R$ 40 bilhões por ano, conforme dados preliminares do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O impacto bilionário recai, principalmente, sobre os cofres públicos. Os acidentes pesam sobre a Previdência Social e o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o país perde capacidade produtiva a cada trabalhador que se machuca. Entre os acidentados, os motoqueiros são maioria.

Com o acréscimo de renda dos últimos anos, a moto entrou na garagem de milhares de brasileiros. De 2008 a 2012, o número de veículos de duas rodas saltou 48%. “Em termos de acidentes de transporte terrestre, os que envolvem motociclistas são a principal categoria. Já ultrapassaram o atropelamento, que sempre foi a principal causa”, apontou o pesquisador Carlos Henrique de Carvalho, do Ipea, responsável pela pesquisa.

Escalada
Para ele, há uma relação direta entre o aumento do número de motos em circulação e a elevação do custo dos acidentes para o Brasil. “Podemos inferir que essa conta aumentou, nos últimos anos, proporcionalmente ao grau de severidade dos acidentes com moto, que passaram a rodar em maior quantidade”, completa.
 
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário