Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 13 de abril de 2015

Crianças também podem sofrer com a apneia obstrutiva do sono

Foto: Bacho / Shutterstock
Distúbio causa pausas recorrentes na respiração, interrompendo o sono das crianças
 
A apneia obstrutiva do sono não é um problema exclusivo de adultos: muitas crianças também são acometidas pelo distúrbio caracterizado pela obstrução de nariz, garganta ou orofaringe (parte da garganta logo atrás da boca). As recorrentes pausas na respiração interrompem o sono diversas vezes durante a noite, e os problemas se estendem ao longo do dia.
 
— Tratar a doença corretamente faz com que a criança obtenha melhoras significativas na qualidade do seu sono, do seu aprendizado e da sua sociabilidade — ressalta o pneumologista do Centro de Medicina do Sono do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, Pedro Genta.
 
Além do ronco, alguns dos sintomas da apneia entre as crianças são o sono agitado, a dificuldade para respirar, dormir de boca aberta, babar e a sudorese. Magda Lahorgue Nunes, professora de Neurologia da faculdade de Medicina da PUCRS, lembra que, se for crônica, a síndrome pode gerar irritabilidade.
 
— Toda vez que a criança tem essa apneia obstrutiva, faz um microdespertar, fragmentando o sono. Isso leva também a mudanças comportamentais e distúrbios de atenção, além da possibilidade de gerar hipertensão arterial e pulmonar — lembra Magda.
 
Distúrbio se manifesta em qualquer idade
Muitas vezes, esse tipo de apneia está relacionada ao aumento do tamanho (hipertrofia) das amígdalas e adenoides, a um tipo de deformação da mandíbula inferior, que é menor do que o normal (micrognatia), ou quando a pessoa tem uma língua maior que o comum (macroglossia).
 
— A apneia do sono se manifesta em crianças de ambos os sexos, em qualquer idade, inclusive em recém-nascidos. Contudo, a maior incidência do problema na infância ainda é em crianças na pré-escola, faixa etária na qual a hipertrofia das amígdalas é mais comum — afirma Genta.
 
Dependendo do caso, o tratamento pode ser à base de medicamentos, como os corticoides nasais, ortodôntico ou cirúrgico. O pneumologista também lembra que a cirurgia das amígdalas e adenoide pode curar a apneia definitivamente, acrescentando que, em pacientes com problemas nasais e respiração oral, o tratamento conjunto com o dentista e o fonoaudiólogo é importante.
 
Já Magda ressalta que a apneia obstrutiva é diferente da apneia de origem central. Enquanto a primeira gera pausas respiratórias que cessam o fluxo aéreo nasal, mas o esforço respiratório abdominal é mantido, a apneia de origem central interrompe tanto o fluxo aéreo central quanto o esforço respiratório abdominal.
 
Um exame utilizado para o diagnóstico é a polissonografia. Magna recomenda que, diante de suspeitas, os pais exponham a situação ao pediatra.
 
Saiba mais sobre a apneia obstrutiva do sono em crianças:
 
Sintomas
Além do ronco, os principais sintomas da apneia do sono entre as crianças são: sono agitado, dificuldade para respirar, posições estranhas durante o sono, sudorese, urina na cama, hiperatividade, déficit de atenção, dificuldade de aprendizado e baixo rendimento escolar.
 
Causas
O aumento do tamanho (hipertrofia) das amígdalas e adenoides durante o crescimento é a principal causa de apneia do sono em crianças. Outras razões são: obesidade, malformações craniofaciais e doenças neuromusculares.
 
Tratamento
Dependendo do caso, o tratamento da apneia do sono pode ser à base de medicamentos, como os corticoides nasais, ortodôntico ou cirúrgico. A cirurgia das amígdalas e adenoide pode curar a apneia definitivamente. Nos pacientes com problemas nasais e respiração oral, o tratamento conjunto com o dentista e o fonoaudiólogo pode ser importante.
 
Fonte: Hospital do Coração (HCor)
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário