O inverno está chegando e é justamente nesse período que aumenta a circulação dos vírus da gripe. Para evitar a doença, o diretor de vigilância de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch orienta que é fundamental manter medidas simples de prevenção, como lavar as mãos várias vezes ao dia e evitar contato com pessoas contaminadas
Cláudio Maierovitch ensina o que a pessoa com gripe ou resfriado deve fazer ao espirrar para não transmitir a doença. “A gente recomenda que se cubra a boca e o nariz com o braço na dobra do cotovelo justamente pra que se evite um jato de gotículas e que não se contamine as mãos. Se a pessoa estiver preparada com uma caixa de lenço de papel, ela pode usar o lenço de papel de forma que após o uso ele é jogado fora, mas é muito importante que em seguida leve bem as mãos.
Outra medida para evitar o contágio do vírus da gripe é não compartilhar objetos de uso pessoal, conforme explica o diretor de vigilância de doenças transmissíveis, Cláudio Maierovitch: “Esses objetos podem ser facilmente descontaminados, sendo lavados com água e sabão, mas de qualquer forma deve-se evitar o compartilhamento de copos, de talhares, de toalhas de rosto, de qualquer tipo de objeto que possa se contaminar com a secreção das pessoas.”
Além de orientar sobre as medidas de prevenção para evitar a gripe , o Ministério da Saúde, todos os anos, realiza a Campanha Nacional de Vacinação . As pessoas que têm mais risco de desenvolver a doença têm prioridade para receber a dose, como gestantes, indígenas, crianças até cinco anos incompletos, idosos e trabalhadores da saúde e do sistema carcerário. Este ano, a campanha segue até o dia 05 de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário