Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Avalie prós e contras do anticoncepcional injetável

Conheça os benefícios e os efeitos colaterais do anticoncepcional injetável. Tire suas dúvidas e saiba quando optar pelo método

Com várias opções de no mercado, podem surgir algumas dúvidas na hora de escolher. O mais utilizado ainda é a pílula anticoncepcional, com mais de 90 milhões de adeptas no mundo. Mas o número de usuárias do anticoncepcional injetável vem aumentando, devido à praticidade de não precisar tomá-lo todos os dias.

Apesar dessa vantagem e de possuir alto índice de eficácia, a injeção apresenta alguns efeitos colaterais . Com uma concentração mais elevada de hormônios, principalmente na versão aplicada trimestralmente, o método pode contribuir para a retenção de líquidos e o aumento de peso. Saiba como recorrer a ele sem riscos.

Como funciona o anticoncepcional injetável
O anticoncepcional injetável pode ser usado de forma mensal, quando composto por estrogênio e progesterona , ou trimestral, quando há apenas progesterona, sempre na região glútea.A injeção deve ser comprada e aplicada na farmácia, perante a apresentação de receita, no primeiro dia de menstruação. No mensal, a próxima aplicação ocorre em 30 dias. Para o trimestral, depois de 90.

A ação dos hormônios acontece da mesma forma que na pílula, mas eles são absorvidos mais lentamente pela corrente sanguínea

"As injeções também suspendem a ovulação , reduzem a espessura endometrial e fazem com que o muco do colo do útero fique espesso, impedindo a passagem de espermatozoides. O fluxo menstrual pode diminuir, devido à maior quantidade de hormônios”, explica a ginecologista Sheila Mendes.

Sheila também aponta que todos os métodos contraceptivos apresentam falhas, ainda que baixas. O Índice de Pearl é uma fórmula que avalia a eficácia dos métodos, levando em consideração quantas mulheres em cada cem usuárias engravidam no primeiro ano. No caso do anticoncepcional injetável, a taxa é de 0,1 a 0,4%.

O contraceptivo injetável é indicado principalmente para mulheres que esquecem de tomar a pílula diariamente, o que compromete a eficácia do tratamento . O uso da injeção trimestral também é recomendado para quem não pode ou não deseja o uso do estrogênio, pois sua base é somente de progesterona.

Benefícios e efeitos colaterais do método
O principal benefício do anticoncepcional injetável é que não há necessidade de tomá-lo todos os dias , ao contrário da pílula. Além disso, ele também diminui a intensidade dos , como as cólicas menstruais, prevenindo ainda a anemia.

Porém, por outro lado, a opção pode causar retenção de líquidos , aumentar o apetite, estimular a formação de varizes e diminuir a libido da mulher. Principalmente a versão trimestral, feita com progesterona, também pode provocar inchaço e  retenção de líquidos.

Ao interromper o uso da injeção, o retorno da fertilidade geralmente ocorre vagarosamente, cerca de nove meses após a última dose trimestral.

Vale lembrar que a escolha do método contraceptivo sempre deve passar por orientação médica , pois depende de fatores como a da paciente, a idade e até mesmo o parceiro. Portanto, o uso da injeção deve ser recomendado pelo ginecologista e a sua aplicação deverá acontecer apenas com receita.

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário