Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Profissionais de saúde devem ter cuidado com acidentes envolvendo agulhas

Dentre as doenças transmitidas pelo sangue o HIV é o que mais assusta, mas o risco de hepatite é muito maior

Qual a melhor maneira de evitar acidentes envolvendo agulhas? O que os acidentes podem causar aos profissionais de saúde? Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil entrevistou a enfermeira, especialista em controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, Karina de Araújo. Ela explica que tem mais de 20 patógenos que podem ser transmitida pelo sangue.

“Fala-se muito no HIV, que é uma doença que assusta, mas o risco da hepatite é muito maior. A gente tem muitas pessoas contaminadas com hepatite dentro do ambiente hospitalar. A doença sífilis, toxoplasmose, gonorreia e herpes é tão perigoso quanto o HIV e muitas vezes o profissional vai descobrir que está contaminado depois de anos”, esclarece. Ela comenta que é preciso ter dispositivo de segurança dentro do hospital: ” a gente atende várias pessoas e dentre essas pessoas a gente não sabe quem pode está contaminada ou não”, diz.

A enfermeira conta que muitos acidentes ocorrem com as agulhas que são descartadas de maneira inadequada, e que é preciso usar dispositivo que previnam e protejam a ponta da agulha.


Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário