Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 31 de março de 2011

Curso vai capacitar anestesistas para transplantes no Rio

Anestesistas de hospitais federais do Rio de Janeiro vão ser capacitados para atuar em transplantes de fígado. Ao todo, 24 profissionais dos hospitais do Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e Servidores, serão selecionados para participar do curso.

No Rio, mais de 300 pacientes aguardam na fila para fazer o transplante de fígado e o Hospital de Bonsucesso é responsável por 80% das cirurgias no Estado.

O programa de capacitação prevê aulas práticas de cirurgia e oitenta horas de aulas presenciais e à distância, como explica João Marcelo Ramalho, diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro.

"Estamos fazendo levantamento do perfil dos anestesistas para o curso, que serão funcionários próprios do ministério. Que tipo de capacitação ele tem, anos de formado, em que área da anestesia ele atua, se ele estaria disponível para atuar em transplantes, já que é uma cirurgia que pode ocorrer a qualquer hora do dia, qualquer dia da semana", diz Ramalho.

O treinamento é uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, referência em transplantes do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário