Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 15 de abril de 2011

Centro em SP terá banco com material genético Central bank will be in SP with genetic material

Mariana Lenharo - O Estado de S.Paulo

Os pesquisadores do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) querem popularizar o conceito de ciência translacional. A expressão se refere à integração de diversas frentes de pesquisa sobre câncer desenvolvidas pela Universidade de São Paulo (USP) e outras instituições em torno de um biobanco, um grande estoque de materiais biológicos de pacientes com câncer atendidos na instituição.

A ideia é trilhar um caminho de pesquisa rumo à medicina personalizada, com a qual será possível determinar por que cada paciente responde de modo distinto ao tratamento.

Com essa proposta, foi inaugurada ontem o Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Icesp, que deve se estabelecer como o maior laboratório de pesquisa oncológica da América Latina. "O novo laboratório representa um avanço na busca de novos tratamentos oncológicos, integrando pesquisadores", disse o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

O banco deve ajudar a reconhecer padrões de resposta ao tratamento de acordo com a genética do paciente, explica o médico do Icesp Roger Chammas, comandará o centro. Em toda a USP, cem grupos de pesquisa serão integrados pelo novo Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário