Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 22 de maio de 2011

Saiba todas as etapas e como identificar o gigantismo

Crianças presas dentro de um corpo gigante. Como é ter apenas 13 anos e chegar a 2,15 metros de altura?


No Câmera Record desta sexta-feira (20), você conhece de perto o drama das crianças que sofrem com um mal: o gigantismo.

O programa conta a história de Brenden, um adolescente americano que é considerado o mais alto do mundo. Com mais de 2 metros de altura, ele calça número 50.

Segundo especialistas, o gigantismo ocorre por causa de uma deficiência na hipófise, glândula que produz o GH, hormônio do crescimento.

-É um quadro de crescimento desordenado, principalmente nos braços e nas pernas, sendo acompanhado de crescimento correspondente na estatura, diz o especialista Marcelo Bronstein.

É uma situação rara: a cada 1 milhão de habitantes, ocorrem 5 casos. Segundo o endocrinologista Evandro de Souza Portes, a maioria dos pacientes adquire após o crescimento natural ter cessado. Os sintomas aparecem paulatinamente e, em alguns casos, levam de dez a vinte anos para aparecer:

-Por exemplo, nos idosos, as dores musculares a alta sudorese, aumento de extremidades como pés, orelhas e mãos, crescimento exagerado da língua, da mandíbula, além das dores articulares, que são sintomas muito comuns.

Como identificar a doença? Quais os riscos e, quais as etapas de evolução? Veja o infográfico abaixo, saiba mais sobre a doença e como identificá-la.


http://noticias.r7.com/saude/noticias/camera-record-saiba-todas-as-etapas-e-como-identificar-o-gigantismo-20110520.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário