Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 25 de junho de 2011

Agave


Resumo
Agave: planta medicinal laxante utilizada em caso de prisão de ventre ou distúrbios digestivos, ela pode ser encontrada em forma de suco.

Observações
O agave é a planta que possibilita a produção da tequila, verdadeira "bebida" nacional do México. Notamos que a tequila não apresenta nenhum efeito medicinal como a planta. Planta que era utilizada pelos maias e os astecas. Tem mais ou menos as mesmas propriedades que o aloe vera.

Nomes
Nome em português: Agave, pita, piteira
Nome latim: Agave americana
Nome inglês: Agave
Nome francês: Agave
Nome italiano: Agave
Nome alemão: Agaven

Família
Agavacea

Constituintes
Frutanos do agave (teriam um efeito preventivo contra o diabetes ou a osteoporose), saponinas esteroidais, pro vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina D, vitamina K.

Partes utilizadas
Seiva (seiva do agave)

Propriedades do agave
Laxante, emoliente, teria um efeito preventivo contra o diabetes e a osteoporose (segundo um estudo publicado em abril de 2010), favorece a digestão, anti-séptico.

Indicações do agave
- Úlceras do estômago, constipação ocasional, osteoporose (prevenção), diabetes (prevenção).
Efeitos secundários
Em alta dose, distúrbios digestivos.

Contra-indicações
(Em uso interno)
Gravidez. Na compra de um medicamento, leia a bula e peça orientações a um especialista.

Interações do agave
Desconhecemos
Preparações à base de agave
- Folhas de agave (com a seiva)
- Suco de agave

Onde cresce o agave?
O agave cresce principalmente na América Central (México, etc.).
Quando o agave é colhido?
Durante todo o ano é possível cortar a folha de agave para extrair um gel.

O Agave é extraído da Agave Azul Tequilana, uma espécie de cactus nativa do México, usado na produção de tequila. As plantas do Agave são uma valiosa fonte de matéria prima devido ao seu alto poder de adoçar podendo ser utilizado para fins diversos (NARVAEZ & JACHEZ, 2009). A partir dela é produzido um extrato ou xarope que substitui o açúcar e é 100% natural. Isso porque na sua composição contem um alto teor de frutose, sendo que o xarope possui 95% de frutose e 5% de glicose e ausência de sacarose.

Outro benefício é que o xarope de agave é livre de resíduos e compostos tóxicos (AGUIRRE MA, ET AL, 2009). Pode ser usado em diversas preparações, podendo ser utilizado como edulcorante na substituição do açúcar, potencializador de sabores naturais, como por exemplo, em frutas, ou na culinária, adoçando panquecas, bolos, pães, doces. Chegando a adoçar até três vezes mais comparado ao açúcar refinado.

O extrato de Agave um produto orgânico certificado, tem coloração amarelo clara, seu odor é agradável e a textura mais suave que o mel, além de ter sabor neutro não alterando o sabor dos alimentos. Possuí uma ótima facilidade de se dissolver em líquidos, mesmo que sejam frios. Por isso, tem características adequadas para a utilização na indústria alimentar e de bebidas.

 Hoje em dia já se tem estudado outro benefício desse cacto. Segundo estudo publicado por Gómez et al, (2009) a Agave aumentou significativamente a população de bífido bactérias, tendo ação direta na microbiota intestinal humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário