Programa monitora tremores das mãos e acompanha progressão da doença
Pesquisadores americanos desenvolveram um aplicativo para o iPhone que ajuda as pessoas que vivem com mal de Parkinson e outras doenças neurológicas a acompanharem a evolução do problema.
O aplicativo, criado no Instituto de Pesquisa Tecnológica da Georgia, coleta informações sobre os tremores as mãos e dos braços do paciente e envia os dados para o médico de cada pessoa.
O programa, chamado iTrem, utiliza um medidor de aceleração do iPhone para coletar dados sobre o paciente tanto em casa como no trabalho. O aplicativo rastreia os tremores, que são processados e transmitidos. Com isso, os médicos poderão avaliar a progressão da incapacidade das pessoas e sua relação com os medicamentos que o paciente toma.
Para Brian Parise, um dos principais autores do estudo, a expectativa é que o iTrem seja uma ferramenta útil para pacientes e cuidadores.
- E como poderá ser adquirido por meio de download, isso promete ser conveniente e de baixo custo.
Os cientistas acreditam que o iTrem poderá substituir testes subjetivos que são usados atualmente e vai permitir um acompanhamento mais frequente do paciente sem a necessidade de uma visita ao médico.
O programa poderá chegar ainda neste ano aos consumidores. Antes, no entanto, ele vai passar por testes clínicos na Universidade de Emory para, em seguida, receber a aprovação da FDA (agência americana que regula o mercador de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário