Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quatro detidos por suspeita de tortura em hospital britânico

Programa da BBC filmou funcionários do centro médico dando socos e tapas nos pacientes


LONDRES - Quatro pessoas foram detidas depois que funcionários de um hospital britânico para pessoas com problemas de aprendizado foram filmados em atos de abuso físico e verbal contra os pacientes por uma câmera oculta de um programa da BBC.

Três homens de 42, 30 e 25 anos e uma mulher de 24 foram detidos como suspeitos de agressão/abusos de pacientes e liberados após o pagamento de fiança à espera de mais investigações, confirmou a polícia de Avon e Sommerset.

Um repórter do programa "Panorama" filmou em segredo durante cinco semanas, entre fevereiro e março, os supostos abusos verbais e físicos contra alguns dos pacientes mais vulneráveis do hospital Winterbourne View, perto de Bristol (sudoeste da Inglaterra), que pode receber até 24 pessoas com autismo ou problemas de aprendizado.

Nas imagens é possível ver os funcionários do centro médico dando socos e tapas nos pacientes, jogando água fria, arrastando os pacientes vestidos até os chuveiros ou imobilizado as vítimas no chão com cadeiras. Ao mesmo tempo gritam ofensas.

O psicólogo clínico Andrew McDonnell, que teve acesso às imagens, comparou alguns tratamentos à tortura.

"Este é um ambiente terapêutico. Onde está a terapia em tudo isto? Eu argumentaria que se trata de tortura", declarou no programa.

A Castlebeck, empresa que administra o hospital privado e financiado pelo contribuinte britânico, se declarou "horrorizada" com as revelações e anunciou a suspensão de 13 dos quase 50 funcionários do centro médico, incluindo dois diretores.

O "Panorama" decidiu investigar o caso depois que um ex-enfermeiro do hospital entrou em contato com a emissora para denunciar a conduta de alguns funcionários.

O mesmo enfermeiro procurou no fim do ano passado a Castlebeck e a Comissão de Qualidade de Assistência, mas as denúncias não foram investigadas.

O governo britânico anunciou uma profunda investigação da atuação das autoridades no caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário