Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 8 de julho de 2011

Portugal: Infarmed alerta para ruptura de medicamentos nas farmácias

A autoridade do medicamento alertou esta setxa-feira para situações de dificuldade no acesso a alguns remédios, avisando laboratórios, distribuidores e farmácias para que cumpram de forma adequada a gestão dos stocks dos fármacos.

Tiago Sousa Dias

Numa nota colocada no site, o Infarmed diz que teve conhecimento de dificuldades no fornecimento de "determinados medicamentos por diversas farmácias, para os quais não foi reportada a sua ruptura de fornecimento do mercado".

Sem especificar qualquer medicamento, o Infarmed relembra os agentes do circuito do medicamento que há regras a cumprir para as quantidades mínimas de remédios que devem ser mantidas pelos distribuidores e que as farmácias têm o dever de fornecer os fármacos solicitados.

Por isso, a autoridade volta a alertar as farmacêuticas, os distribuidores e as farmácias "para o cumprimento do dever legal de assegurarem uma adequada gestão dos seus stocks".

A nota sublinha também que as farmácias não podem exercer a atividade de distribuição por grosso de medicamentos e que os distribuidores devem abastecer-se apenas junto das entidades que tenham autorização de distribuição ou de fabrico.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário