Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Remédios de antigamente nº 10 - Sangria






Os médicos medievais acreditavam que a maioria das doenças do homem eram causadas pelo excesso de fluido no corpo [esses fluidos eram chamados humores]. A cura consistia em remover o excesso de fluido drenando grandes quantidades de sangue. Dois métodos eram usados para sangrar os pacientes: 1. aplicação de sanguessugas [Hirudo medicinalis]; 2. a flebotomia, corte de uma veia.

As sanguessugas eram colocadas diretamente na pele dos pacientes, escolhendo, de preferência, aquela parte afetada pela condição mórbida. A Flebotomia é a direta abertura de uma veia, geralmente da parte interna do braço. O instrumento usado era uma lanceta [foto dir.] fina.Com a lâmina, na ponta,  bem afiada, menos de 2cm de comprimento, procedia-se à incisão na veia deixando um pequeno corte. O sangue vertido era colhido em um vaso para que sua quantidade pudesse ser medida.




Monges de diferentes ordens religiosas católicas submetiam-se regularmente a sangrias estivessem doentes ou não; acreditavam que era um modo de manter a boa saúde. As sangrias acabavam sendo uma boa desculpa mas alguns monges relaxarem seus deveres alegando a necessidade de muitos dias para uma plena recuperação.

Fonte sofadasala

Nenhum comentário:

Postar um comentário