Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 14 de agosto de 2011

Temperos reduzem efeitos negativos de refeições gordurosas

Os temperos não servem apenas para conferir um gosto especial aos alimentos. De acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, iguarias como açafrão-da-índia e canela podem reduzir efeitos negativos de refeições gordurosas. Os dados são do site Science Daily.

Os cientistas prepararam por dois dias pratos para seis homens entre 30 e 65 anos, que estavam acima do peso e saudáveis. Uma das porções contou com duas colheres de sopa de especiarias com atividade antioxidante potente - alecrim, orégano, canela, açafrão-da-índia, pimenta-preta, cravo-da-índia, alho em pó e páprica. A outra consistia no mesmo cardápio, mas sem os temperos. A equipe retirou sangue dos participantes a cada 30 minutos por três horas.

"Normalmente, quando você come uma refeição rica em gordura, fica com altos níveis de triglicérides, um tipo de gordura, no sangue", disse a líder do estudo, Sheila West. ¿Se isso acontece com muita frequência ou se os níveis de triglicérides sobem demais, o risco de doenças cardíacas é maior. Descobrimos que a adição de especiarias em uma refeição gordurosa reduziu a resposta de triglicérides em cerca de 30%." Quando a alimentação contou com os condimentos, a atividade antioxidante no sangue aumentou em 13% e a resposta à insulina diminuiu cerca de 20%. "Os antioxidantes, como temperos, podem ser importantes na redução do estresse oxidativo e, assim, na diminuição do risco de doenças crônicas", afirmou Sheila. A pesquisadora pretende investigar se consegue obter os mesmos resultados adicionando doses menores de tempero.

Fonte saudeterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário