Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 16 de outubro de 2011

Saiba qual é a melhor forma de encarar as mudanças com o horário de verão


O ideal é usar o final de tarde e início de noite mais claros para atividades como a caminhada - Arquivo/AE
O ideal é usar o final de tarde e início de noite
mais claros para atividades como a caminhada
Hospital das Clínicas dá dicas sobre o processo de adaptação na rotina das pessoas

A partir da zero hora deste domingo, 16, entrou em vigor o horário de verão nos Estados do Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Distrito Federal e os relógios terão de ser adiantados em uma hora. Para encarar a mudança no relógio, o Hospital das Clínicas dá dicas para a adaptação, principalmente do sono.

Segundo o médico Arnaldo Lichtenstein, do Hospital das Clínicas, o melhor sono ocorre duas a três horas depois de escurecer e por conta da alteração do horário, o hormônio regulador do sono "melatonina", acionado pela falta de luz, é alterado.

 
"Para se adaptar ao novo horário, o ideal é evitar situações estimulantes no final da tarde ou na parte da noite", afirma, explicando que quanto mais estímulo maior a dificuldade do organismo em relaxar. Ele observa que outros hormônios, como o cortisol e o hormônio do crescimento, também sofrem variações durante o dia.

 
Evitar o consumo de café ou chá preto é uma das dicas dadas pelo médico do HC. "Exercícios físicos muito extenuantes também devem ser evitados", observa, citando ainda outras atitudes que podem prejudicar o descanso, tais como se alimentar demais no jantar, ir dormir sem comer, tomar banho muito frio ou muito quente, e ler livros ou ver filmes muito estimulantes nas horas que antecedem o sono.

Segundo o médico, outra dúvida comum é em relação aos horários das medicações. "A orientação é seguir o horário do relógio", diz. E complementa com outra dica: aproveitar o final de tarde e início de noite mais claros para fazer atividades prazerosas e caminhadas.

Fonte Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário