Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 24 de dezembro de 2011

Terapia genética pode curar a depressão

Cérebro de quem sofre depressão é carente de uma proteína chamada p11

Estudos americanos recentes apontam a terapia genética como uma das formas de se tratar a depressão. Segundo um estudo divulgado pelo jornal Science Translational Medicine, o cérebro de quem sofre depressão é carente de uma proteína chamada p11.

 
Essa proteína desempenha um papel importante na depressão e a fixação desses genes através da terapia genética poderia amenizar o quadro da doença. A depressão normalmente é tratada com drogas que afetam os níveis cerebrais com serotonina, o hormônio que está ligado ao bom humor.

Esse, por sua vez, está ligado a proteína p11. Ratos de laboratório submetidos ao teste ganharam doses dessa proteína e tiveram seu humor alterado. Antes deprimidos, recuperaram a disposição. Experimentos envolvendo células do cérebro humano mostraram que pessoas deprimidas tinham um déficit dessa proteína.

Combinado com uma técnica já existente para a terapia genética, os resultados sugerem uma nova forma de tratar a depressão, bem como um novo alvo para as drogas que combatem a doença.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário