Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 21 de janeiro de 2012

Brasileiros gastaram mais de R$ 290 milhões na compra de calmantes entre 2007 e 2010

Remédios para tratar distúrbios de ansiedade são os controlados mais vendidos no Brasil


Um levantamento feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta que calmantes foram os remédios controlados mais vendidos no Brasil entre 2007 e 2010. O investimento dos brasileiros nesses medicamentos, se considerado o preço máximo ao consumidor e a menor faixa de imposto (12%) aplicável, chega a R$ 292,2 milhões.

Os dados integram a segunda edição do Boletim do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). Segundo o documento, os ansiolíticos Clonazepam, Bromazepan e Alprazolam foram as substâncias controladas mais consumidas pela população brasileira no período.

Usados no tratamento dos distúrbios da ansiedade, esses medicamentos ocuparam, durante todo o período analisado, as três primeiras posições de venda. Só em 2010, foram vendidas cerca de 10 milhões de caixas do medicamento Clonazepam — o primeiro da lista. O segundo mais comercializado foi o psicotrópico Bromazepan, com 4,4 milhões de unidades vendidas, seguido pelo medicamento Alprazolam, que registrou 4,3 milhões de unidades.

O SNGPC tem a finalidade de subsidiar ações de vigilância sanitária nos diferentes níveis decisórios e contribuir com o uso saudável de medicamentos no país. Os dados apresentados no Boletim são obtidos por meio da escrituração eletrônica dos medicamentos sujeitos a controle especial, realizada por mais de 40 mil farmácias e drogarias cadastradas em todo o Brasil.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário