Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 21 de janeiro de 2012

Fisiologista recomenda cuidados com desidratação e insolação ao praticar atividades físicas ao ar livre

Filtro solar, roupa adequada e hidratação são indispensáveis

Praticar atividades físicas ao ar livre exigem cautela no verão para evitar infecções alimentares, insolações e desgastes físicos De acordo com o fisiologista Diego Leite de Barros, do HCor — Hospital do Coração, em São Paulo, o excesso de calor, a alta sensação térmica e até mesmo a poluição das praias devem ser levados em conta.

— Atividades de cunho aeróbico, como caminhadas, corridas, andar de bicicleta, lazer na água, frescobol, futebol, são as mais recomendadas, mas devem ser praticadas moderadamente e nos horários em que o sol está menos agressivo — orienta Barros.

São dois os principais problemas causados pela exposição a altas temperaturas: desidratação e insolação.

A desidratação compromete as funções vitais do organismo, prejudicando não só o desempenho físico, por causa da fadiga precoce, mas também os processos metabólicos. Com a redução de líquido no corpo, o sangue fica mais espesso, a pressão arterial cai, os rins, fígado e coração passam a ter seu funcionamento prejudicado. Em estágios mais severos, ocorre perda de coordenação, confusão mental e até a morte.

Isso se dá porque o corpo perde não só água, mas também sais minerais, quando exposto ao sol. A quantidade varia muito, principalmente pela intensidade da atividade e pela característica de cada indivíduo suar mais ou menos.

Os principais sintomas da insolação são falta de ar, dor de cabeça, elevação da temperatura corporal, pele quente, incapacidade motora, náuseas e tonturas. Para evitar, é preciso evitar a exposição ao sol entre 10h e 15h, sempre usar protetor solar e bonés, manter-se hidratado e priorizar roupas com tecidos que facilitem a transpiração.

— O verão é a época preferida das pessoas na hora de praticar atividades físicas. Aproveitar os aspectos positivos e tomar cuidado com os negativos é a postura mais responsável para a saúde — comenta Barros.

Dicas valiosas
:: Consumir líquidos abundantemente;
:: Usar protetor solar no corpo e no rosto, reaplicando a cada duas horas;
:: Usar boné, óculos e viseiras para a proteção dos olhos e da cabeça;
:: Vestir roupas leves;
:: Ingerir alimentos leves, como frutas, água de côco, lanches naturais;
:: Praticar as atividades por 45 minutos, em média, quatro vezes por semana, antes das 10h e após as 17h;
:: Realizar as atividades de forma moderada e respeitar os limites do organismo.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário