Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 30 de abril de 2012

Máquinas leem genoma em um dia e meio

Sírio-Libanês tem as primeiras de sequenciamento genético de 2ª geração do País

O Hospital Sírio-Libanês (HSL) adquiriu os primeiros equipamentos de sequenciamento genético de segunda geração do País, capazes de mapear o genoma humano em pouco mais de um dia. Em funcionamento desde janeiro, eles fazem parte do novo Centro de Oncologia Molecular da instituição, inaugurado com a promessa de alavancar a pesquisa oncológica em São Paulo, beneficiando pacientes do próprio Sírio e de outros hospitais da cidade.

A iniciativa é resultado de uma parceria internacional com o Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, a maior instituição sem fins lucrativos de investigação oncológica no mundo, com sedes em Nova York (EUA) e Zurique (Suíça). O objetivo é entender as especificidades dos tumores e buscar tratamentos sob medida para cada caso, bem como identificar estratégias mais eficazes de diagnóstico.

Coordenado pela pesquisadora Anamaria Camargo, o novo centro já realizou cerca de 15 sequenciamentos genéticos de tumores desde janeiro. Antes da chegada dos equipamentos, esse tipo de exame tinha de ser feito no exterior e o resultado demorava cerca de 30 dias.

"Uma das coisas que se torna possível com essas máquinas é, ao sequenciar um tumor, saber exatamente quais são todas as suas alterações genômicas. Essa tecnologia vai contribuir e encaminhar para o tratamento personalizado em oncologia", diz o médico Luiz Fernando Lima Reis, diretor de pesquisa do HSL.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário