Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 6 de maio de 2012

Drunkorexia: um brinde ao desastre iminente

Transtornos alimentares são mais comuns entre o público adolescente e os jovens adultos. O mesmo vale para o alto consumo de bebidas alcoólicas. Os dois hábitos ruins juntos resultam na chamada “drunkorexia”, um problema que ainda não é reconhecido como um transtorno mental, mas que vem ganhando cada vez mais evidência na mídia e nos estudos científicos.

Recentemente um estudo feito na Universidade do Missouri, EUA, mostrou que em torno de 16% dos indivíduos com transtornos alimentares menos críticos – que restringiam o consumo calórico sem parar de comer completamente ou que eventualmente se forçavam a vomitar o que foi ingerido – afirmavam isso para poder ingerir bebidas alcoólicas.

No estudo, lidarado por Victoria Osborne e apresentado na Sociedade de Pesquisa sobre Alcoolismo, os resultados também apontaram que o número de mulheres com esse tipo de hábito era até três vezes maior que entre os homens.E entre os motivos para esse tipo de comportamento estavam não ganhar peso, conseguir ficarem bêbados mais rápidamente e economizar dinheiro para comprar mais bebidas alcoólicas.

“A ‘drunkorexia’ tem impactos negativos na cognição, no comportamento e na saúde física. E esse tipo de hábito pode ser o início de um processo mais sério dentro dos quadros de transtornos alimentares e adição (vício) em outras drogas”, aponta a pesquisadora. “São dois problemas graves que juntos diminuem a capacidade de concentração, piora os resultados nos estudos e faz com que a pessoa tenha os processos decisórios comprometidos”.

Esses indivíduos, dizem os autores, também têm maior incidência de comportamentos violentos, maiores chances de contrair doenças sexualmente transmitidas, intoxicação por álcool ou outras drogas e piora na saúde no longo prazo. “As mulheres ainda têm um agravante, pois seus organismos assimilam o álcool de forma diferente dos homens, e isso resulta em problemas em diversos orgãos vitais”, diz.

“É importante que os riscos desse comportamento fiquem cada vez mais em evidência e preciso que entendamos quais os mecanismos que levam a isso. A drunkorexia, ou seja, a combinação entre limitar a alimentação – em qualidade e quantidade – e ingerir grandes doses de álcool, não é algo passageiro e precisa ser combatido, pois atinge principalmente uma faixa etária muito jovem. Isso terá reflexo no futuro desses indivíduos e da sociedade”, finaliza

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário