Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 6 de maio de 2012

Médicos do Hospital de Ipanema lutam contra fechamento da unidade para abertura de centro de transplante

alexandre padilhaMinistro da Saúde diz que há necessidade de ampliar rede no Rio de Janeiro

Médicos e funcionários do Hospital de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, lutam contra o fechamento da unidade. O Ministério da Saúde estuda a possibilidade de transformar o espaço em um centro de transplantes.

Segundo o urologista Antônio Cláudio, que trabalha no hospital, o ambulatório da unidade realiza cerca de 300 procedimentos de média e alta complexidade por mês, além de operar cerca de 50 pacientes por dia. Ele considera inadmissível a interrupção dos serviços.

— É inadmissível pensar em fechar um hospital que tem 300 procedimentos de média e alta complexidade no ambulatório por mês, onde são realizados até 70 mil procedimentos. O hospital opera cerca de 50 pacientes por dia, de média e alta complexidade. É um hospital atuante, que tem uma história de 60 anos de funcionamento. Hoje, na zona sul do Rio de Janeiro, desativar um hospital como este não é viável.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse neste sábado (5), durante lançamento da 14ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe no Rio, que o Estado precisa ampliar sua rede de transplantes. No entanto, ainda não há uma decisão definitiva sobre o fechamento do Hospital de Ipanema.

— Não tem decisão. Tem um estudo, um processo de integração cada vez maior entre os hospitais federais do Rio e as secretarias Estadual e Municipal de Saúde. É fundamental que os seis hospitais federais do Rio estejam cada vez mais abertos a oferecer à população os leitos apropriados e as especialidades mais apropriadas. A cidade e o estado do Rio precisam ampliar os seus serviços de transplante. É fundamental que o Rio chegue ao patamar de São Paulo.

Médicos e funcionários do Hospital de Ipanema vão fazer um protesto na próxima segunda-feira (7) em frente à unidade, na rua Antônio Parreiras, 67, a partir das 10h.

O Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro) manifestou em nota preocupação com a possibilidade da conversão do Hospital de Ipanema em um centro de transplantes. Segundo o Cremerj, " o Hospital de Ipanema é uma referência na rede pública para procedimentos de alta complexidade e minimamente invasivos que não são encontrados em outras unidades, e o seu fechamento representará um gargado para o sistema de saúde. Também causa preocupação que, com a cessão para o estado, o hospital passe a ser gerido por uma organização social, modelo ao qual o Cremerj se opõe.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário