Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 6 de maio de 2012

Mais de 3,7 milhões de pessoas tomam a vacina contra a gripe no País

Campanha de vacinação começou ontem; previsão é imunizar 24 milhões de brasileiros

Mais de 3,7 milhões de pessoas tomaram a vacina contra a gripe no País, neste sábado (5), primeiro dia da 14ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe. O número é do Vacinômetro, sistema do Ministério da Saúde. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a meta é alcançar mais de 24 milhões de brasileiros este ano durante toda a campanha.

Ainda segundo o Vacinômetro, apenas no Estado de São Paulo, mais de 716 mil pessoas tomaram a vacina. A Secretaria de Saúde do Estado pretende imunizar contra a gripe 5,3 milhões de paulistas.

Já no Estado do Rio de Janeiro, onde a campanha foi lançada, mais de 190 mil pessoas tomaram a vacina. Na cidade do Rio de Janeiro, esse número era de quase 84 mil. A expectativa é de que cerca de 960 mil cariocas sejam imunizados. Isso significa que menos de 10% do público-alvo já tomou a vacina.

As pessoas que devem se vacinar são aquelas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores da saúde, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e povos indígenas.

Além desses grupos, a campanha deste ano ganhou mais um público-alvo: a população carcerária. A vacinação deste grupo ocorrerá logo após a ação nos postos de saúde, em estratégias definidas pelas secretarias de Saúde e Justiça estaduais e municipais.

Segundo o Ministério da Saúde, a escolha dos grupos foi definida com base em estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Segundo o Vacinômetro, 791.867 crianças tomaram a vacina neste sábado, 241.634 trabalhadores de saúde, além de 273.003 gestantes. Os indígenas que tomaram a dose somaram 25.235. Já os idosos foram mais de 2,4 milhões de imunizados.

Apenas neste sábado, “Dia D de Mobilização”, 65 mil postos de saúde e unidades adaptadas funcionaram em todo o País até as 17h.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário