Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 4 de junho de 2012

Mulheres sofrem com estigma da obesidade mesmo quando emagrecem

Pessoas que foram obesas e perderam peso a ponto de terem hoje um peso saudável podem, ainda assim, sofrer preconceito devido ao estigma da obesidade. Esta é a conclusão de um estudo que envolveu pesquisadores de universidades dos EUA, Reino Unido e Austrália.

Os pesquisadores pediram a um grupo de jovens – homens e mulheres – que avaliassem a descrição fictícia da vida de algumas pessoas. Estas pequenas histórias contavam sobre mulheres que haviam perdido muito peso (70kg) ou que haviam mantido o peso e que atualmente eram obesas ou magras. Os participantes deveriam então dar sua opinião sobre estas mulheres em uma série de atributos, entre eles o quão atraentes elas deveriam ser e sua aversão global para pessoas acima do peso.

Publicado no periódico Obesity, os resultados mostraram que os participantes do estudo tinham muito preconceito contra as mulheres obesas, mais para aquelas que perderam bastante peso do que entre aquelas que mantiveram o peso, independentemente de esta mulher de peso estável ser magra ou obesa.

“Ficamos surpresos ao descobrir que as mulheres atualmente magras eram vistas de forma diferente dependendo do seu histórico com relação ao peso”, diz Janet Latner, da Universidade do Havaí em Manoa, EUA. “Aquelas que foram obesas no passado eram vistas como menos atraentes do que aquelas que sempre foram magras, apesar de ter altura e peso idênticos.”

Uma das conclusões mais preocupantes do estudo era de que as atitudes negativas em relação às pessoas obesas aumentam quando aos participantes foi feita a afirmação de que o peso corporal é facilmente controlável.

“Pesquisas no campo da obesidade sugerem que a própria fisiologia e genética, bem como ambiente e alimentação, são os fatores que realmente interferem na manutenção, ganho ou perda de peso”, diz Kerry O’Brien, da Universidade de Manchester, no Reino Unido e da Universidade de Monash, em Melbourne, na Austrália, sugerindo que por saberem disso, as pessoas reagiram de forma ainda mais hostil com relação a afirmação feita.

Para Latner, descrições de perda de peso, como aquelas frequentemente mostradas em programas de TV, podem piorar significativamente o estigma obesidade. Isso porque, ao mostrarem grandes perdas de peso entre pessoas obesas, a TV faz com emagrecer pareça algo simples e fácil, fazendo com que as pessoas tenham mais preconceitos contra aquelas que estão acima do peso, como se ela fosse gorda “porque quer”.

Os resultados, dizem os autores, demonstram que o estigma da obesidade persiste contra as pessoas que já foram obesas, mesmo quando eles emagrecem. “O estigma da obesidade é tão poderoso e duradouro que parece mesmo sobreviver à obesidade em si”, concluem.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário