O mais seguro é deixar a carne de bem passada a ao ponto. |
Nem sempre conseguimos resistir às tentações das comidas vendidas na rua: hot-dog, yakissoba, doces, sucos, churrasquinho, pastel e até tapioca. Tudo isso parece apetitoso na hora da fome e na correria do dia a dia. Porém, essas comidas podem ser um verdadeiro veneno e levar às desagradáveis intoxicações alimentares.
Quando preparamos a comida em nossa própria cozinha, achamos que estamos livres deste risco, certo? Mas infelizmente, há uma série de erros cometidos frequentemente durante o preparo de alimentos que pode deixar você e sua família em perigo. Para evitar que isso aconteça, veja os 11 erros que contribuem para disseminação dos germes que podem te deixar doente.
1) Reutilizar recipientes: nunca sirva carne vermelha, frango ou frutos do mar no mesmo prato ou recipiente em que ele estava ainda cru. Os germes presentes na carne crua são facilmente transmitidos para o alimento, mesmo quando ele está cozido. Use sempre pratos ou recipientes limpos.
1) Reutilizar recipientes: nunca sirva carne vermelha, frango ou frutos do mar no mesmo prato ou recipiente em que ele estava ainda cru. Os germes presentes na carne crua são facilmente transmitidos para o alimento, mesmo quando ele está cozido. Use sempre pratos ou recipientes limpos.
2) Descongelar comida na pia: não faça isso! Descongelar alimentos em temperatura ambiente facilita a proliferação dos germes. Faça isso no microondas, em bacia de água fria ou deixa descongelando dentro da geladeira.
3) Lavar a carne: apesar de parecer certo, lavar a carne na pia da cozinha não é higiênico. Isso contamina a própria pia e tudo o que receber respingos, pois espalha os germes próprios da carne.
4) Esfriar a comida para guardar na geladeira: as bactérias se multiplicam dentro de duas horas em alimentos perecíveis, tempo normalmente necessário para que a comida esfrie totalmente. Porém, guardar comida fumegante também está errado, pois eleva a temperatura da geladeira, pondo em perigo outros alimentos que estiveram lá dentro. Prefira o meio termo: guarde enquando ainda estiver morna.
5) Pratos que tenham ovo cru: salmonela e outras bactérias nocivas estão presentes quando o ovo está cru.
6) Marinar a carne fora da geladeira: assim como você não deve descongelar carnes na pia, marinar também não pode. Deixe a carne sendo curtida pelo tempeiro dentro da geladeira.
7) Refogar a carne com o molho marinado: pode parecer uma ideia genial, mas a verdade é que os germes da carne crua podem contaminar a sua refeição. Você pode usar a marinada como molho, desde que o deixe ferver antes de usar.
8) Carne crua ou mal-passada: claro, ninguém quer servir a carne ressecada, mas ela ainda muito mal-passada contém bactérias. O mais seguro é deixar a carne de bem passada a ao ponto.
9) Não lavar as mãos antes de cozinhar: não é uma dica nova, mas ainda é muito importante e constantemente ignorada. E quando dizemos lavar as mãos, isso não é enxaguá-las debaixo da água. Lave-as durante 20 segundos, com sabão e água corrente.
10) Confiar em comida que pode estar estragada: você prova o leite para ver se ainda está bom? É melhor testá-lo antes te usar para fazer uma receita e acabar estragando.
11) Picar frutas e legumes não lavados: descascar ou picar as frutas e legumes pode transferir os germes para a tábua que está usando. Isso também vale para picar folhas
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário