A obesidade infantil é um problema mundial e vem alertando pais de todo o mundo. Conheça os hábitos que previnem o aumento exagerado de peso em crianças.
Dados recentes mostram que o número de crianças acima do peso vem aumentando no país. Para se ter ideia, o número já era alarmante no ano de 2010. Naquele ano, cerca de 15% das crianças eram obesas no Brasil. A obesidade infantil pode ser fatal, por isso merece grande atenção e orientação. Conheça abaixo quais são os hábitos que previnem a obesidade infantil.
Saiba mais sobre a obesidade
Em torno de dois anos de idade, a criança já define o número de células gordurosas que terá na fase adulta. Uma criança que possui excesso de peso, tem um número muito superior de células de gorduras, quando comparada a uma criança de peso normal. Assim, quando ela se tornar adulta, ela terá um número maior de células gordurosas, o que dificultará que ela seja mais magra e esguia. Por outro lado, a que possuir menor número de células, terá menor facilidade em adquirir peso durante os anos que se seguem.
Avaliando o índice de massa corporal (IMC)
A quantidade de gordura corporal existente no corpo da criança muda ao longo do crescimento. Além disso, as taxas de gorduras variam conforme o sexo, por isso existem duas tabelas (uma feminina e uma masculina) para avaliar o IMC da criança. Dessa forma, através do resultado é possível avaliar se ela está acima, normal ou abaixo do peso.
Condições que podem interferir na obesidade
Especialistas afirmam que o desenvolvimento da obesidade infantil é atribuída aos seguintes aspectos:
•Ambientais;
•Genéticos;
•Comportamentais.
Entre eles, o que mais interfere no excesso de peso das crianças é o fator comportamental. Isso porque uma nutrição irregular, somada a falta de exercícios físicos auxilia de forma negativa na saúde da criança, colaborando com a obesidade infantil.
Conheça os hábitos que previnem a obesidade infantil
A obesidade infantil se tornou uma preocupação mundial. No entanto, é possível que a criança crie alguns hábitos que irão auxiliar na prevenção desse problema.
Conheça abaixo quais são eles:
•Durante todo o dia, a criança deve realizar cinco ou seis refeições, sendo elas: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
•Ofereça guloseimas em porções controladas;
•Evite que a criança consuma excesso de salgados, frituras, refrigerantes, doces e guloseimas em geral;
•Ofereça legumes, verduras, frutas e iogurtes diariamente a seu filho.
•Diminua o volume dos alimentos ingeridos nas refeições pelos pequenos;
•Substitua os refrigerantes por sucos naturais.
A obesidade infantil é considerada uma doença de alto risco, crônica e reincidente, por isso merece grande atenção. Por isso, incentive seu filho a ter uma vida saudável começando com a mudança de alguns hábitos dentro de casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário