Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 29 de julho de 2012

Zoloft: antidepressivo é capaz de inibir infecções fúngicas

Sertralina hydrocholoride é eficaz para combater Cryptococcus neoformans, principal agente causador da meningite fúngica

Pesquisa realizada por biólogos da Texas A&M University, nos Estados Unidos, sugere que a droga Zoloft, um dos antidepressivos mais prescritos no mundo, também é capaz de inibir infecções fúngicas mortais.

Resultados mostram os efeitos da sertralina hydrocholoride (Zoloft) sobre o Cryptococcus neoformans, principal agente causador da meningite fúngica - especificamente, meningite criptocócica, que segundo dados do Center for Disease Control (CDC), tira mais de meio milhão de vidas a cada ano no mundo.

O líder do projeto Xiaorong Lin participou de um estudo prévio para selecionar na John Hopkins Clinical Compound Library um conjunto de medicamentos aprovados pela FDA, para determinar se algum deles continha agentes fungicidas. Embora a sertralina fosse apresentada apenas para inibir moderadamente efeitos de estirpes fúngicas comuns como Aspergillus nidulans - frequentemente encontrada em alimentos deteriorados - e Cândida, o medicamento demonstrou ser particularmente eficaz contra C. neoformans.

O C. neoformans é um agente patogênico fúngico potencialmente perigoso encontrado em solos de todo o mundo, que pode causar infecções sistêmicas, particularmente envolvendo o sistema nervoso central. Na maioria dos casos, as microscópicas células fúngicas de C. neoformans, transportadas pelo ar, causam colonização assintomática nos pulmões. O fungo é particularmente agressivo em pessoas com sistema imunológico debilitado e pode se espalhar para outras partes do corpo, tais como o cérebro e a medula espinhal, resultando em meningite criptocócica, que pode ser fatal.

Pesquisa em ratos com criptococose sistêmica revelou que a droga combate a infecção de forma semelhante ao fluconazol, antifúngico usado comumente desde o início de 1990. Além disso, a combinação das drogas sertralina e fluconazol demonstrou trabalhar de forma ainda mais eficiente.

De acordo com os autores da pesquisa, o fato de a sertralina ter a capacidade de reduzir a carga global fúngica nos ratos e de atravessar a barreira sangue-cérebro torna o medicamento uma opção viável de tratamento.

"O problema das drogas antifúngicas atuais é que muitas não são capazes de chegar ao cérebro", destaca Lin. "Isso traz o problema de, muitas vezes, não ser possível matar todos os fungos. O fato é que esse antidepressivo pode atravessar a barreira hemato-encefálica e entrar no tecido em concentrações elevadas."

Ainda não se sabe exatamente qual a posologia e concentração de sertralina é necessária para eliminar completamente a criptococose, especialmente a meningite criptocócica, mas a equipe de pesquisa espera que novos estudos encontrem essas respostas.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário