Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 6 de julho de 2012

Simulador de cesariana melhora desempenho de obstetras em casos de emergência

Modelo feito de silicone e plástico imita trabalho de parto avançado em que a cabeça do bebê fica presa na pélvis da mãe

Pesquisadores do National Health Service, no Reino Unido, desenvolveram um simulador de cesariana que ajuda os médicos a treinar para executar partos complicados.

O modelo, que recebeu o nome de Desperate Debra, é feito de silicone e plástico e imita um trabalho de parto avançado em que a cabeça do bebê fica presa na pélvis da mãe. Essa situação afeta cerca de 15 nascimentos por dia no Reino Unido e pode ser fatal para mãe e bebê.

O abdômen "grávido" simula como o bebê preso precisa ser empurrado para dentro do útero, antes de ser removido através de uma incisão no abdómen.

Cesarianas de emergência em mulheres com dilatação completa pode ser desafiador e perigoso. Isso tende a ser um problema maior durante turnos da noite quando médicos com experiência nesta situação podem não estar disponíveis.

Pesquisas mostraram que 80% dos cirurgiões obstétricos têm dificuldades com a cabeça do bebê durante uma cesariana de emergência, enquanto 70% têm encontrado casos em que a mãe e / ou o bebê morre.

"O uso do modelo tem potencial para ajudar os médicos a treinar nesta situação e reduzir a probabilidade de sérias complicações para o bebê e a mãe", afirma o professor de obstetrícia Andrew Shennan.

Segundo os pesquisadores, o simulador é extremamente realista em termos de como a cabeça e o pescoço do bebê se movimentam durante a situação. "Ele ensina o paradoxo entre a força bruta para retirar o bebê e um toque suave para não causar qualquer dano aos tecidos moles", ressalta Shennan.

A equipe afirma que existem outros modelos de treinamento parecidos com Desperate Debra, no entanto, eles não imitam a dificuldade de conseguir retirar a cabeça do bebê presa na pélvis por meio de uma cesariana.

O modelo já está pronto para a produção em massa para comercialização.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário