Pesquisa feita em 2010, divulgada pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (US), realizada em 11 capitais brasileiras, revelou que mais de 70% dos 4.025 entrevistados apanharam quando crianças. Para 20% deles, a punição física ocorreu de forma regular –uma vez por semana ou mais.
Castigos com vara, cinto, pedaço de pau e outros objetos capazes de provocar danos graves foram mais frequentes do que a palmada, principalmente entre aqueles que disseram apanhar quase todos os dias.
Embora o percentual dos que afirmam ter sofrido punição física regular tenha diminuído na última década –passando de um em cada quatro entrevistados para um em cada cinco–, ainda é considerado alto.
A pesquisa mostrou também que a percepção da população sobre crescimento da violência diminuiu, passando de 93,4% em 1999 para 72,8% em 2010. No último levantamento, porém, foi maior a quantidade de entrevistados que disse ter presenciado em seus bairros uso de drogas, prisão, assalto e agressão.
Fonte Folhaonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário