Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 6 de julho de 2012

Governo inaugura primeira UPA de Alagoas em Viçosa

UPA de Viçosa foi construída com recursos do Ministério da SaúdeForam investidos R$ 3,1 milhões para construir e equipar Unidade de Pronto Atendimento

Em mais uma ação em prol da saúde dos alagoanos foi inaugurada em Viçosa, nesta quinta-feira (5), a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Alagoas, cuja cerimônia contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, e prefeito Flaubert Torres Filho. Com a nova unidade, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) irão dispor de um atendimento intermediário entre a Atenção Básica e hospitalar, em um ambiente moderno, ágil e humanizado.

A UPA de Viçosa foi construída com recursos do Ministério da Saúde (MS) e contrapartida do governo estadual, onde foram investidos R$ 3,1 milhões para montar a estrutura física e adquirir os equipamentos. Para isso, a UPA irá funcionar durante 24 horas, com uma equipe multiprofissional, realizando acolhimento e classificação de risco para mais de 132 mil pessoas dos nove municípios que compõem o Vale do Paraíba.

Desse modo, os pacientes serão destinados para as alas verde, azul e vermelha, de acordo com o grau de complexidade apresentado no momento da chegada à UPA, que irá dispor de leitos de observação, laboratório para diagnóstico e equipamento de Raios-X e eletrocardiograma. Com este perfil, segundo o governador Teotonio Vilela Filho, o atendimento aos pacientes será ágil e qualificado, contribuindo para diminuir as internações em hospitais.

“A UPA de Viçosa é um marco do SUS para o povo deste município e da Região do Vale do Paraíba. A partir de agora, a população de nove municípios irá dispor de um serviço intermediário de saúde com qualidade. O grande benefício é que, por ser ampliado e possibilitar uma triagem eficiente, apenas os pacientes em estado grave deverão ser transferidos para os hospitais de média e alta complexidade”, ressaltou o chefe do executivo estadual.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, destacou que, a nova unidade irá contribuir para evitar a superlotação do Hospital Geral do Estado [HGE], em Maceió, já que pacientes com crise hipertensiva, por exemplo, serão estabilizados na UPA, retornando para as suas residências. “Graças a um serviço especializado como o ofertado pela nova unidade, apenas os pacientes graves serão transferidos para centros de referência de média e alta complexidade, evitando também gastos desnecessários com o transporte sanitário de pacientes”.

Emocionado, o prefeito de Viçosa, Flaubert Torres Filho, comemorou a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento e destacou o empenho do governador Teotonio Vilela Filho, do secretário Alexandre Toledo, da secretária municipal de Saúde, Sônia Moura. “É um privilégio ser o prefeito que entra para a história de Viçosa por entregar uma unidade de saúde de primeiro mundo e por fazer desta cidade a primeira de Alagoas a contar com uma UPA”, frisou.

Fluxo de atendimento
Presente à inauguração, o superintendente estadual de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Sival Clemente, informou que a população deve seguir um fluxo de atendimento. Ao chegar à unidade, o paciente passa por uma triagem e encaminhado para as alas vermelha, laranja, amarela, verde e azul.

“Na ala vermelha serão encaminhados os pacientes que precisam de atendimento imediato, por terem sofrido choques, estarem com problemas respiratórios, necessitarem de amputações ou apresentarem fraturas expostas e hemorragias”, esclareceu, Sival Clemente, acrescentando que para assegurar o funcionamento da UPA de Viçosa foi firmado um pacto interfederativo entre os governos municipal, estadual e federal com o objetivo de garantir a manutenção da unidade.

Penedo
Nesta sexta-feira (6), às 10h, será realizada a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Penedo, que irá beneficiar as cidades da Região do Baixo São Francisco. O evento contará com a participação do governador Teotonio Vilela, e do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo.

Fonte tribunahoje.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário