Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 1 de setembro de 2012

Relações sexuais durante a gravidez

relações sexuais na gravidezA gravidez é um momento de muitas mudanças para si e para o seu parceiro, incluindo mudanças no seu relacionamento sexual. Podem ambos experimentar diferentes emoções e sentimentos, a comunicação é tão importante agora, como é sempre. É normal que existem dúvidas ou preocupações sobre o comportamento sexual durante a gravidez. As informações que apresentamos a seguir abordam algumas questões gerais sobre o sexo durante a gravidez.

Se a mulher está de boa saúde, ela pode ter relação sexual e orgasmos com toda a segurança durante a gravidez. O feto está bem protegido pelo líquido amniótico que o rodeia. Uma mulher saudável e com uma gravidez normal, pode continuar a ter relações sexuais no nono mês de gravidez, sem receio de danos para si ou para o feto.

Há, contudo algumas razões, nas quais o seu médico ou parteira, lhe podem aconselhar a limitação ou cessação das relações sexuais durante a gravidez, ou num determinado período da gravidez.
 
Estes motivos incluem:
  • História do aborto
  • História de parto prematuro
  • Presença de infecção em ambos os parceiros
  • Presença de múltiplos fetos
  • Sangramento no acto sexual
  • Dor durante as relações sexuais
  • Quebra da bolsa amniótica (saco de água) ou saída de líquido pela vagina

Durante o primeiro trimestre, muitas mulheres experimentam sintomas físicos, tais como náuseas, vômitos e fadiga, que podem afectar o seu desejo em ter relações sexuais. A micção frequente é outra ocorrência comum e algumas mulheres podem achar que agrava a condição sexual. Como é natural se se sentirem algum destes sintomas, pode-se estar menos interessado em relações sexuais, do que antes da gravidez.

A sensibildade do peito começa no primeiro trimestre e continua durante toda a gravidez. Algumas mulheres podem achar a estimulação da mama durante o acto sexual, extremamente desconfortável, enquanto outras acham que é especialmente agradável. A gravidez pode ser um momento maravilhoso para experimentar diferentes posições e diferentes formas de intimidade. A variedade de actividades íntimas (beijos, carícias, masturbação mútua, sexo oral) pode ser muito agradável toda a sua gravidez.

Muitos dos desconfortos matinais da gravidez, acabam durante o segundo trimestre. A maioria das mulheres experiencía uma renovada energia e um aumento no desejo sexual à medida que os desconfortos da gravidez vão diminuindo. Durante o segundo trimestre a gestante começa a sentir-se mais como ela própria. A lubrificação vaginal aumenta à medida que o bebê desce para a parte inferior na pelve. Muitas mulheres dizem que são mais facilmente excitáveis e sexualmente receptivas, durante este período.

O peso do seu parceiro no abdómen, durante a relação sexual, pode ser muito desconfortável no final da gravidez. Muitos casais acham a posição de lado, mais confortável. Se sentir pressão interna durante o sexo, é aconselhável evitar a penetração profunda.

Usar almofadas ou lubrificação adicional, pode aliviar um pouco o desconforto. Relações sexuais com a mulher por cima, geralmente resultam numa penetração mais profunda, embora permita, à mulher, controlar a profundidade. A estimulação da mama, pode resultar na secreção de colostro (fluido fino, cor amarelada), que é normal e inofensivo, mas pode ser desagradável para alguns casais.

Algumas mulheres preferem evitar o orgasmo, porque as contracções podem ser desconfortáveis, mas o orgasmo não é prejudicial. Compreensão, carinho e apoio são necessários, por ambos os pais, expectantes, durante as últimas semanas de gravidez, quando aumenta o stress e as relações sexuais podem ser muito cansativas e desconfortáveis. Se for aconselhada a abster-se das relações sexuais, o sexo oral e /ou a masturbação, podem ser uma alternativa aceitável para a relação sexual. O seu parceiro não deve soprar para dentro da vagina durante o sexo oral, pois isso pode resultar em embolias.

Esperamos tê-los esclarecido acerca das relações sexuais durante a gravidez. Podemos inferir que, salvo indicação médica em contrário, os relações sexuais durante a gravidez são saudáveis e contribuem para a unidade do casal. Por isso se pensa em engravidar, não se abstenha de sexo durante a gravidez, pois uma mãe e um pai feliz, só pode resultar num bebé, também, feliz!

Fonte engravidar.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário