Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 1 de setembro de 2012

Usadas para emagrecer e melhorar a pele, substâncias presentes em frutas são febre nos Estados Unidos

Enzimas encontradas em castanhas, legumes e frutas guardariam "fórmula da juventude"

O corpo humano contém dois tipos de enzimas: as metabólicas, encontradas em todas as células do corpo, que causam várias reações químicas, e as digestivas, que são liberadas no estômago e nos intestinos e ajudam a decompor o alimento em nutrientes utilizáveis. Um terceiro tipo, as enzimas alimentares, são encontradas em castanhas, legumes e frutas crus, como mamão e abacaxi. E são elas as estrelas da vez nos Estados Unidos.

Os defensores da comida crua argumentam que, quando ingeridas, estas enzimas alimentares podem ajudar a "pré-digerir" nutrientes, um processo que eles alegam permitir que o corpo utilize uma quantidade menor das suas próprias enzimas digestivas e direcione mais energia para outras funções, como a reparação e a desintoxicação dos órgãos.

A ciência por trás disso, porém, é duvidosa.

— A maioria das pessoas digere muito bem. Quem realmente precisa de um suplemento enzimático tem um problema de saúde e está, provavelmente, sob os cuidados de um médico — afirma Donald Kirby, diretor do Centro de Nutrição Humana do Instituto de Doenças Digestivas da Clínica Cleveland.

Mesmo assim, a popularidade das dietas à base de alimentos crus e sucos, que foram defendidas pela atriz Gwyneth Paltrow e a estilista Donna Karan, tem crescido. Contudo, algumas pessoas consideram que esses regimes rígidos, que podem demandar muitas compras, preparação e líquidos coloridos sinistros, são difíceis de seguir.

Popular em produtos de beleza

O ingrediente também está cada vez mais popular em produtos de beleza tradicionais, depois de passar anos no corredor de alimentos saudáveis como uma alternativa aos esfoliantes químicos, como os ácidos glicólico e salicílico. A bromelina, uma enzima encontrada no abacaxi, e a papaína, que deriva do mamão, são ingredientes fundamentais das máscaras faciais e cremes clareadores.

— As enzimas quebram os aminoácidos em moléculas menores — disse Jaffery, químico cosmético de Stratford, Connecticut, que detém várias patentes de ingredientes ligados aos cuidados com a pele.

Adam Kolker, cirurgião plástico de Nova York, vende uma linha de produtos que inclui um esfoliante facial de mamão.

— Para as peles sensíveis, as enzimas são maravilhosas — afirma Kolker.

Os produtos à base de enzimas são usados para retardar o envelhecimento precoce da pele, dando mais vigor e luminosidade.

Na dieta das celebridades

Aqueles que acreditam que a beleza vem de dentro podem ficar curiosos a respeito de The Beauty Detox Solution (A Solução Desintoxicante de Beleza, em tradução livre), um guia de alimentação lançado pela nutricionista Kimberly Snyder, que vive entre Los Angeles e Nova York. Ela defende a ingestão diária de uma enzima digestiva antes de comer alimentos cozidos.

— É um dos poucos suplementos que eu recomendo. As enzimas são um dos segredos da longevidade — disse Snyder, que tem celebridades como Drew Barrymore e Channing Tatum entre seus seguidores.

Mas nem todo mundo acredita que se trata de um bom investimento. É o caso da nutricionista Janine Whiteson, que aconselha aos seus clientes a comer abacaxi e mamão e beber chá de ervas antes de optar pela ingestão de cápsulas:

— Não existe nenhum estudo científico importante que defenda que esses suplementos sejam úteis — disse ela.

Neal Barnard, fundador do Comitê de Médicos pela Medicina Responsável, questiona se os suplementos enzimáticos podem impactar a saúde.

— Há tantas diferenças entre os alimentos crus e os cozidos que não temos base para atribuir essa especificidade às enzimas — disse Barnard.

Jill Martin, personalidade da TV americana que toma diariamente pelo menos 14 das cápsulas de enzimas que Cooper tem prescrito a ela, disse que notou uma diferença sensível em seu nível de energia e seu físico desde que começou o regime, três anos atrás.

— Com certeza, estou mais enxuta — afirmou a apresentadora.

Fonte The New York Times

Por Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário