Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 6 de outubro de 2012

Evite café, chá, chocolate e refrigerante se você tem zumbido

Terapia com música vem sendo usada no tratamento, afirma otorrinolaringologista
 
O zumbido na cabeça ou nos ouvidos pode ser desencadeado por mais de 200 fatores, inclusive pela dieta inadequada. O desequilíbrio alimentar favorece o surgimento do sintoma ou intensifica o ruído em pessoas que já sofrem com o problema.
 
— Cafeína, teína (do chá) e gordura também são vilões dos ouvidos. Café, chocolate, refrigerantes, chá preto ou verde e chimarrão são itens que os pacientes com zumbido devem evitar para não piorar o quadro — diz a otorrinolaringologista Rita de Cássia Cassou Guimarães, do Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido de Curitiba.
 
Se a comida tiver influência no ruído, o ideal é realizar uma reeducação alimentar com as orientações dadas pelo médico.
 
— O zumbido sinaliza que alguma coisa está errada dentro do organismo. É necessário fazer uma série de exames para diagnosticar as principais causas, detectar perda de audição, e descobrir a raiz do barulho que causa incômodos principalmente nos momentos de silêncio — afirma a especialista.
 
No caso da alimentação, o paciente é orientado a fazer alguns testes para verificar se a percepção do zumbido reduz com a eliminação de algum alimento do cardápio. Rita esclarece que o zumbido pode ter mais de uma causa, por isso o diagnóstico é feito em parceira com outros especialistas, e o tratamento pode incluir diferentes estratégias.
 
— Uma alternativa que está sendo bem aceita pelos pacientes, pricipalmente naqueles com maior percepção e incômodo pelo zumbido e que traz resultados extremamente positivos é a terapia sonora, que consiste em retreinar as vias auditivas a partir de estimulação sonora com música para que o cérebro filtre o zumbido e o paciente não perceba mais o ruído — conta Rita.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário