Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 6 de outubro de 2012

Televisão ligada ao fundo pode fazer mal a crianças

Algumas famílias têm o hábito de deixar a televisão ligada mesmo que ninguém esteja assistindo. Mais do que apenas aumentar a conta de luz no fim do mês, esse curioso hábito pode prejudicar o desenvolvimento de crianças, apontam especialistas.
 
Em estudo recente, uma equipe de pesquisadores liderada pelo professor Matthew Lapierre, da Universidade da Carolina do Norte em Wilmington (EUA), coletou dados de mais de 1,4 mil famílias dos Estados Unidos. O grupo descobriu que crianças com idades entre 8 meses e 8 anos passam em média 232 minutos por dia ouvindo o som da televisão ao fundo. Se acrescentarmos os 80 minutos que elas passam na frente do aparelho (conforme observado em estudos anteriores), são mais de cinco horas diárias de interação.
 
"Babá eletrônica"
Lapierre e seus colegas pediram aos entrevistados que descrevessem as atividades que seus filhos haviam realizado nas últimas 24 horas, e dissessem em quais momentos havia uma TV ligada ao fundo. Embora os possíveis efeitos da televisão sobre o desenvolvimento mental ainda não sejam claros, o tempo excessivo de exposição preocupou os pesquisadores. “Nós definitivamente precisamos repensar esse tipo de exposição. Você aprendeu a lidar com isso, mas o que pode significar para uma criança?”, questiona Lapierre.
 
“É um estudo alarmante”, ressalta o pediatra Victor Strasburger, que não participou da pesquisa, mas que há anos estuda os efeitos de meios de comunicação em jovens. Ele alerta que a televisão pode atrasar o desenvolvimento da linguagem em crianças mais novas, por exemplo. “É confuso para bebês que estão tentando desenvolver sua linguagem ter vozes estranhas soando ao fundo”, disse.
 
Strasburger diz que crianças conseguem perceber a diferença entre a voz que sai da TV e a voz de alguém que está por perto, mas que conseguem aprender mais com a última. Para ajudar no desenvolvimento da criança, o pediatra recomenda que pais leiam para ela ao invés de largá-la em frente à TV. “Os bebês para os quais se lê ‘conversam’, e aqueles que ficam vendo TV permanecem em silêncio”, afirma. No estudo feito pela equipe de Lapierre, ficou evidente que crianças tendem a interagir menos com seus pais e amigos quando a TV está ligada, o que atrapalha seu desenvolvimento.
 
Fonte Hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário