Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 6 de outubro de 2012

Suco de romã pode ajudar pacientes com problemas renais

Uma nova pesquisa indica que o suco de romã pode fazer bem para a saúde de pacientes renais em diálise. Pesquisadores israelenses descobriram que os pacientes que beberam alguns copos da bebida por um ano reduziram suas chances de infecções.
 
Os resultados vêm na sequência de uma publicidade supostamente falsa nos EUA, da “POM Wonderful”, marca que reivindica que seus produtos de romã podem ajudar desde doenças cardíacas a câncer de próstata e disfunção erétil.
 
Os pesquisadores, no entanto, não usaram o suco POM, mas uma marca vendida pela NaturaFood. Em testes de laboratório, essa marca foi classificada como a mais rica em antioxidantes polifenóis, os quais podem reduzir o dano a células causado pelos chamados radicais livres.
 
Antioxidantes são encontrados em diferentes níveis em frutas e vegetais, como mirtilo ou brócolis. Nos últimos três anos, foi mostrado que o suco de romã contém os mais altos níveis de polifenóis entre uma variedade de produtos. Muito maior do que o vinho tinto, por exemplo.
 
Assim, os pesquisadores perceberam que uma dieta rica em antioxidantes poderia ajudar pacientes com insuficiência renal, porque o nível de radicais livres no sangue aumenta conforme ele circula através do dispositivo de diálise. Isso, por sua vez, poderia diminuir a inflamação nos tecidos.
 
No estudo, 101 pacientes tomaram suco de romã, ou uma mistura parecida. Após ingerir cerca de metade de um copo, três vezes por semana durante um ano, os que beberam suco de romã tiveram uma redução de moléculas inflamatórias no sangue. Eles também fizeram menos viagens para o hospital.
 
Houve uma redução significativa na hospitalização devido a infecções, com mais de 40% de redução na primeira internação e 80% na segunda. Segundo os resultados, entre os 50 pacientes que beberam suco de romã por um ano, cerca de dois tiveram que ir ao hospital pelo menos duas vezes. Por comparação, esse número seria cerca de 11 em pacientes que não beberam o suco.
 
Os pesquisadores afirmam não saber se os resultados se estendem a outras marcas de suco de romã. Eles sugerem que as pessoas comprem a fruta e façam seus próprios sucos em casa. Nenhum efeito colateral foi encontrado, mas eles alertam que os pacientes renais devem estar cientes do alto teor de potássio no suco, dado o delicado equilíbrio de nutrientes no sangue, e converse com seu médico antes de bebê-lo.
 
Os resultados foram considerados interessantes, pois não há mais nada que teria um efeito tão profundo. Ainda assim, o estudo precisa ser replicado para confirmarem as descobertas.
 
Apesar de que seja improvável que o suco cause danos, é melhor que os resultados sejam validados em outros centros, pois há elementos que ainda não estão claros, por exemplo, quais são os ingredientes ativos da bebida.
 
Além disso, uma especialista em nutrição da Universidade de Nova York disse que os efeitos podem não ser exclusivos do suco de romã. Os efeitos do suco foram comparados com um placebo, sem qualquer outro tipo de suco que poderia ter exatamente o mesmo efeito.
 
Sucos de romã, como a maioria, senão todos os sucos de frutas e vegetais, têm atividade antioxidante. Se as romãs são melhores do que qualquer outra fruta, os pesquisadores têm ainda que provar.
 
Fonte Hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário