Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 7 de outubro de 2012

Varizes atingem cerca de 60% das mulheres com mais de 50 anos

Problema ocorre por má circulação sanguínea e, geralmente, por fatores genéticos
 
As varizes, também chamadas de veias doentes, atingem cinco vezes mais mulheres do que homens. A doença se manifesta especialmente me pessoas que permanecem por muito tempo na mesma posição.
 
De acordo com o angiologista Dr. Ricardo Tebaldi, cirurgião vascular do Hospital Santa Virgínia, em São Paulo (SP), mulheres acima de 35 anos são as principais vítimas.
 
— As varizes costumam se manifestar principalmente em mulheres a partir dos 35 anos e são causadas geralmente por fatores genéticos. Outros fatores também são importantes, como obesidade, gravidez, vida sedentária, uso de anticoncepcionais ou reposição hormonal, além de cigarros.
 
Para evitar o problema, o especialista explica que caminhadas ajudam no fortalecimento da musculatura. Outra dica do médico é manter as pernas esticadas para cima ou para baixo nos momentos de repouso.
 
— Isso facilita o retorno do sangue para a virilha, diminuindo o inchaço das pernas, chamado edema.
Além disso, exercícios físicos, como corrida, musculação e natação, também ajudam, pois evitam o excesso de peso que pode sobrecarregar o organismo.
 
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 40 milhões de brasileiros são acometidos com a doença.
 
Mito
Muitos brasileiros acreditam que cruzar as pernas pode causar varizes. Este gesto só será prejudicial se a pessoa tiver vasos muitos dilatados nas áreas dobráveis.
 
Para isso, recomenda-se mudar a posição do corpo para não prejudicar a circulação sanguínea. Alimentos como peixes, produtos integrais e desnatados também ajudam na prevenção.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário