Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 7 de outubro de 2012

Depressão poderá ser motivo de incapacidade no futuro

No Brasil são cerca de 30 milhões de brasileiros que convivem com a depressão. E a doença afeta de 15% a 20% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ainda segundo a OMS, a depressão é responsável por cerca de 14% do ônus mundial com incapacidade para o trabalho. Somente nos Estados Unidos, as perdas anuais com tratamentos, internações e doenças coadjuvantes causadas pela depressão atingem um montante de exorbitantes US$ 83 bilhões.

O psiquiatra José Cássio Pitta, professor da Universidade Federal de São Paulo e diretor do setor de psiquiatria do Hospital São Paulo, na capital paulista, afirma que os quadros que mais comprometem o desempenho profissional são os depressivos, os de transtorno bipolar, o de alcoolismo e o de esquizofrenia, que incapacita 1% da população. Segundo o médio, alguns estudos mostram que 44% dos pacientes com depressão têm sua capacidade de trabalho afetada, enquanto 11% atribuem o desemprego à doença.
 
E de acordo com uma infinidade de especialistas, a depressão é uma forte candidata a ser, em 2020, a segunda causa de incapacidade no mundo, depois das doenças cardiovasculares.
 
Para a psicóloga Marilda Lemos Vieira, o problema é que há um excesso de diagnóstico de depressão e há pessoas com bipolaridade sendo tratadas como pacientes de depressão. Isso pode ser muito prejudicial ao paciente. O transtorno bipolar associa depressão com mania; a depressão apresenta um quadro clássico de sintomas que não se resume à tristeza, mas se alia ao desânimo, à apatia e a outros sinais, avalia ela.

Os sinais da depressão, mesmo que a moderada, surgem quando há dificuldades de lidar com perdas ou incertezas. Geralmente, são caracterizados pela falta de ânimo na realização de tarefas simples, como, por exemplo, trabalhar ou o ato simples de tomar um banho.
 
Mas, de acordo com pessoas que sofreram com o problema, a depressão não é o fim. Existe saída e tratamento.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário