Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 24 de novembro de 2012

Dieta de grávida pode alterar metabolismo de criança, aponta pesquisa

Dissertação de mestrado do biólogo Luiz Fernando Possignolo, desenvolvida na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade de Campinas, mostrou que a dieta materna rica em gorduras para roedores, durante períodos críticos do desenvolvimento da prole, levou os filhotes a terem alterações metabólicas na vida adulta.
 
Segundo a edição atual (12 de novembro de 2012 a 25 de novembro de 2012) do Jornal da Unicamp, eles apresentaram resistência à insulina, hipertensão e alterações na expressão de proteínas ligadas ao transporte de colesterol e à via inflamatória.
 
"Apesar dos experimentos serem feitos com animais, existem estudos na literatura avaliando mulheres com alterações de dieta que já demonstram doenças metabólicas e que poderão levar efeitos sobre os filhos", diz o texto. E foi essa alteração que sugeriu a pesquisa ainda preliminar que teve a orientação do docente da FCM José Antonio Rocha Gontijo e também da pesquisadora Adrianne Palanch.
 
 De acordo com Possignolo, o período crítico ocorre na gestação pelo fato de o feto se desenvolver pelos estímulos da mãe, “que lhe dá uma ideia prévia do ambiente lá de fora para, quando nascer, estar preparado para essa vida.
 
A isso chamamos programação fetal”. Essa dinâmica criaria no feto condições metabólicas, funcionais e morfológicas diferentes dos filhotes de roedores cujas mães tiveram uma dieta saudável, acrescentou.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário