Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 24 de novembro de 2012

Músicos mantêm posturas corporais incorretas quando tocam e afetam a saúde

Os músicos estão entre as classes que mais apresentam doenças relacionadas ao trabalho. Uma pesquisa publicada recentemente no periódico PER MUSIRevista Acadêmica de Música - revelou, por exemplo, que o índice de distúrbios ósteo-musculares neles é alto.
 
O estudo foi conduzido com músicos da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e os resultados indicaram um desajuste postural durante os ensaios, assim como a irregularidade da cadeira que utilizam.
 
Joelhos dobrados a mais de 90º, quadril girado para dentro ou para fora excessivamente, ombros elevados e cabeça projetada para frente estavam entre as principais posturas irregulares.
 
Já a avaliação do móvel usado para apoio demonstrou irregularidades como: apoio dorsal e a altura do assento não-reguláveis e ausência de material anti-transpirante.
 
Segundo os autores, é possível minimizar as más posturais por meio de uma intervenção fisioterapêutica, mostrando aos musicistas as maneiras menos agressivas de posicionar-se durante o ato de tocar seu instrumento musical.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário