Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 24 de novembro de 2012

Tratamento nutricional tem bons efeitos na redução de peso em obesos

Enquanto existem várias pesquisas sobre a cirurgia bariátrica, poucas abordam os efeitos do tratamento nutricional na obesidade grave, que, segundo estudo da Universidade Federal de Goiás, traz ótimos resultados.
 
O grupo criou um protocolo de tratamento nutricional individualizado e especializado com plano alimentar de restrição moderada, que produziu melhoras significativas.
 
Além do protocolo nutricional especializado e individualizado, os participantes foram submetidos à conduta dietoterápica individualizada, retornos de consulta freqüentes (a cada quatro semanas), aumento do vínculo profissional-paciente e envolvimento da família no tratamento.
 
Após nove consultas, os pesquisadores verificaram redução relevante do peso e IMC, melhora qualitativa no consumo alimentar como maior número de refeições, alta no consumo de verduras, aumento da ingestão de leite e derivados, redução na adoção de doces, diminuição do consumo de cereais e tubérculos, além de adesão à prática de atividade física.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário