Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 4 de novembro de 2012

Preocupação mundial: Cresce número de dependentes de computadores e de acesso à Internet

Rio - 'O meu prazer, agora é risco de vida’. Os versos de Cazuza, gravados em 1988, referiam-se à Aids que, àquela época, causava medo e tornava as relações sexuais atividade de risco.
 
Quase 25 anos depois, especialistas alertam para outro risco ligado ao prazer: o vício em computadores, jogos eletrônicos e em Internet. Nos Estados Unidos, país líder em acessos à rede, a estimativa das sociedades de psiquiatria é de que 6 a 10% dos 189 milhões de internautas sofram de dependência.
 
A situação é de tal gravidade que o problema passou a ser colocado no mesmo patamar da dependência de tabaco, álcool e outras drogas. E será incluído como mais uma doença na próxima Classificação Psiquiátrica do país, que será divulgada no ano que vem.
 
No Brasil, as estatísticas não são tão precisas, mas é sabido que o problema cresce, principalmente em adolescentes e jovens. A psiquiatra Analice Gigliotti, chefe do Programa de Álcool e Drogas da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, alerta para o aumento contínuo dos que precisam de tratamento contra o vício.
 
Segundo ela, estudos indicam semelhanças entre a compulsão por jogos eletrônicos e por Internet e dependência de drogas e álcool. E explica: nos dois casos, são ativadas áreas do cérebro ligadas à sensação de prazer.
 
Da mesma forma, a passagem da condição de usuário a viciado está ligado a uma parte do cérebro: o córtex pré-frontal. É ele quem estabelece o controle sobre nossas opções e ações. “O compulsivo ou viciado é aquele que perde esse controle”, explica a psiquiatra.
 
Mas nem sempre é fácil identificar o momento dessa passagem. Como o problema afeta cada vez mais crianças e, principalmente, adolescentes, Analice ressalta que cabe aos pais e parentes mais próximos estarem atentos aos sinais de que há algo errado. “Quando a criança ou adolescente deixa de fazer outras coisas, de dormir, sair, jogar futebol etc, para ficar preso no computador, os pais devem se preocupar.”
 
Outros sintomas associados à compulsão são a queda do rendimento escolar e as manifestações de irritação e agressividade. “Quando isso acontecer, os pais devem intervir e limitar o acesso a, por exemplo, oito horas por semana”.
 
Geralmente, isso basta para contornar o problema. Mas, se a criança ou adolescente apresentar outros sinais ou sintomas e reagir com agressividade e não conseguir se controlar, é hora de procurar um especialista.

 Analice explica que o tratamento é feito caso a caso e pode incluir terapia comportamental, uso de remédio e, em caos extremos, exigir um período de internação.
 
Fatores genéticos, psicológicos e sociais determinam a propensão a criar dependência
 
Há vários fatores para o desenvolvimento do vício, como genéticos — filhos de depressivos são mais propensos, por exemplo. Da mesma forma, crianças e adolescentes que não recebem atenção e carinho dos pais ficam mais vulneráveis. “Metade da pré-disposição é genética. A outra metade depende das relações familiares e sociais”, explica a psiquiatra Analice Gigliotti.
 
O tratamento de dependentes, como o de outros viciados, é feito por psiquiatra e uma equipe multidisciplinar. No Rio de Janeiro, é possível ter acesso a serviço especializado de graça ou a preço simbólico na Santa Casa de Misericórdia.
 
A psicóloga Viviane Fukugawa, uma das voluntárias da equipe, explica que o atendimento é oferecido a adolescentes a partir de 16 anos. Segundo ela, o perfil dominante dos pacientes é dos que começaram crianças jogando em videogames e evoluíram para a dependência a partir de jogos em grupo, pela Internet.
 
Na Santa Casa, o tratamento inclui a familiais. Há um grupo de orientação para os pais e outro para os dependentes. A equipe conta psicólogos, terapeutas da família e psiquiatras. Os interessados devem ligar para 2221-4896 e relatar o problema para entrar na lista de atendimento
 
Sinais de alerta
 
Retraimento
O adolescente abre mão do convívio com a família e colegas, deixa de ir ao cinema, sair em grupo, praticar esportes, etc, para ficar jogando ou conectado à Internet.
 
Descontrole do sono
O menino ou menina passa a dormir cada vez menos, fica até a madrugada conectado e, em consequência, apresenta sinais de cansaço, mas repete a rotina.
 
Rendimento escolar
O desempenho ruim nas tarefas escolares e notas baixas são evidências de que a permanência por períodos longos jogando ou conectado está prejudicando.
 
Agressividade
Reações agressivas, irritabilidade, ansiedade e reações desproporcionais quando impedidos de jogar ou ter acesso à Internet são sinais de que é hora de procurar um especialista.
 
Fonte O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário