Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Um pouco de luminoterapia nos pontos de ônibus no inverno sueco

Trinta paradas de ônibus da cidade de Umeaa, no norte da Suécia, vão oferecer um pouco de luminoterapia aos passageiros à espera de seu ônibus durante o longo inverno sueco, anunciou nesta terça-feira a companhia de energia que planejou a iniciativa.
 
"Nós ficamos cansados nesta época do ano, e conseguir uma pequena dose de luz a mais é fantástico", disse à AFP a diretora de marketing da Umeaa Energy, Anna Norrgaard.
 
Devido ao inverno em Umeaa, cerca de 500 km ao norte de Estocolmo, os dias são muito curtos. O sol brilha apenas durante quatro horas e meia no auge do inverno, no final de dezembro.
 
Lâmpadas especiais substituem temporariamente as propagandas. Cinco pontos de ônibus chegaram a ser cobertos com painéis reflexivos para aumentar ainda mais a sensação de estar sob o sol.
 
"Você tem que se colocar de frente para as lâmpadas (...) e manter os olhos abertos para deixar entrar a luz", aconselhou Norrgaard.
 
Os passageiros também podem considerar ir para o ponto de ônibus mais cedo do que de costume para que a terapia tenha um efeito melhor. É geralmente recomendado se expor à luz por meia hora, embora o tempo "possa variar de acordo com a pessoa", acrescentou.
 
Os amantes do bronzeamento vão ficar decepcionados: as lâmpadas não emitem radiação ultravioleta para proteger os olhos.
 
A luminoterapia é um tratamento contra a depressão sazonal, o "blues do inverno", distúrbio causado pela falta de luz solar.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário