Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Loucos pelo consumo: estresse durante as compras afeta a saúde

Após uma compra, vem a conta para pagar, e muitas vezes não é somente uma quantia de dinheiro: pode custar sua saúde mental também.
 
Se você já ligou para sua operadora de celular para questionar cobranças indevidas na sua conta e ficou horas indo de ramal em ramal, você deve conseguir se lembrar de como o nível de tensão foi aumentando aos poucos e até chegou a se questionar se valia a pena todo o esforço. E esse tipo de experiência acontece com a grande maioria dos adultos, em todas as partes do mundo.
 
Uma pesquisa da Universidade de Indiana, publicada no periódico Consumer Research, indica que as decisões relativas a questões de consumo (entre elas reclamar do que se comprou) é o elemento estressor mais lembrado pelas pessoas no final do dia.
 
E apesar da ampla bibliografia sobre o estresse e as emoções, poucas abordam as questões ligadas aos consumidores, ou seja, todos aqueles que em algum momento do dia tiraram algum dinheiro da carteira para optar por qualquer serviço, produto ou mesmo diversão e que muitas vezes não ficaram nem um pouco felizes fazendo isso.
 
Um tópico específico citado pelos pesquisadores é aquele que diz respeito aos fatores cognitivos e emocionais que levam ao estresse relacionado ao consumo, assim como os mecanismos de coping – habilidade de enfrentamento para lidar com a situação – que as pessoas se valem para resolver essas situações, que podem levar semanas para serem resolvidas de forma adequada.
 
Na pesquisa, Adam Duhachek fez uma meta-análise de estudos sobre estresse do consumidor. Entre outras coisas, o pesquisador aponta que o estresse relacionado ao consumo é multidimensional – atinge vários aspectos da vida diária e permeia uma série de outras relações, incluindo trabalho e relacionamentos sociais – e que o modo como as pessoas lidam com os elementos estressores de uma forma geral pode ser importante para entender o nível de estresse criado pelos problemas gerados por serviços e produtos consumidos de forma insatisfatória.
 
Por isso, é sempre bom estar atento ao que lhe causa estresse. Muitas vezes comprar por impulso, sem pesar prós e contras, pode levar a sentimentos ruins em longo prazo e que poderiam ser facilmente contornados. Controlar o próprio consumo – e questionar a real importância dele para sua vida – pode ser a melhor maneira de ter um problema a menos para ser resolvido. E se você não consegue não consumir, cuidado: o problema pode ser ainda mais complexo.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário