Substância semelhante à produzida pelo mexilhão poderia reduzir a dor, prevenir sensibilidade ao calor, frio, doce ou azedo de alimentos e bebidas |
Cientistas da University of Hong Kong, na China, criaram um material pegajoso capaz de prevenir a sensibilidade dentária que afeta milhões de pessoas no mundo.
O material, descrito na ACS Applied Materials & Interfaces, é semelhante ao adesivo que os mexilhões utilizam para aderir às rochas e outras superfícies na água.
Quan-Li Li, Chun Hung Chu e seus colegas explicaram que cerca de três em cada quatro pessoas têm dentes que são sensíveis ao calor, frio, alimentos doces ou amargos e bebidas. A hipersensibilidade ocorre quando a camada mais externa de esmalte dos dentes e a camada mais suave abaixo da dentina se desgastam, estimulando os nervos no interior. Algumas gomas sem açúcar e cremes dentais especiais podem ajudar a reduzir essa sensibilidade.
Contudo, Li e Chu focaram na necessidade de substâncias que reconstroem o esmalte e a dentina, ao mesmo tempo.
Para atender a este desafio, eles recorreram a um material pegajoso semelhante ao adesivo que mexilhões utilizam para aderir às superfícies. Eles argumentaram que isso poderia ajudar a manter os minerais em contato com a dentina por tempo suficiente para que o processo de reconstrução ocorresse.
Eles testaram o material em testes de laboratório que envolveram banhar dentes humanos com esmalte e dentina gastos em um líquido contendo o material pegajoso e minerais.
Os resultados mostraram que dentes banhados no material pegajoso e minerais reconstruíram a dentina e o esmalte. No entanto, os dentes banhados apenas em minerais restauraram apenas o esmalte.
A equipe afirma que a substância pegajosa "pode ser uma técnica simples e universal para induzir a remineralização do esmalte e da dentina simultaneamente", concluem os autores.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário