Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Equipe descobre 'superantibiótico' no sangue de pandas gigantes

Substância encontrada na corrente sanguínea dos Pandas
poderia ser a base para a criação de uma nova geração
de medicamentos antibacterianos
Substância cathelicidin-AM presente na corrente sanguínea desses mamíferos é capaz de matar fungos e bactérias
 
Cientistas da Life Sciences College of Nanjing Agricultural University, na China, descobriram um antibiótico potente capaz de matar bactérias e fungos no sangue de pandas gigantes.
 
Segundo os especialistas, a substância chamada cathelicidin-AM, encontrada na corrente sanguínea desses mamíferos, poderia ser a base para a criação de uma nova geração de medicamentos antibacterianos.
 
"Sob a pressão crescente de microrganismos com resistência a drogas convencionais, há uma necessidade urgente de desenvolver novos tipos de agentes antimicrobianos. Peptídeos antimicrobianos codificados por genes desempenham um papel importante na imunidade inata contra patógenos nocivos. Eles causam menos resistência a drogas do que os antibióticos convencionais", afirma o líder da pesquisa Xiuwen Yan.
 
Os pandas gigantes estiveram à beira da extinção e hoje existem em torno de 1.600 exemplares nas florestas.
 
Yan, no entanto, descarta os temores de que, com a descoberta, possa haver uma caça maciça aos animais. Ele explica que sua equipe conseguiu sintetizar artificialmente o composto químico em laboratório, por meio da decodificação dos genes e, assim, produzir uma molécula conhecida como peptídeo.
 
A ideia dos pesquisadores agora é desenvolver a substância como um novo remédio contra superbactérias ou como antisséptico para limpar superfícies e utensílios.
 
Os cientistas acreditam que ainda haja outros compostos a serem descobertos no genoma dos pandas.
 
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário