Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 27 de janeiro de 2013

Descoberto gene que torna pacientes resistentes ao tratamento do câncer

Professor David Bearss em seu laboratório no campus da BYU
Professor David Bearss em seu laboratório no campus da BYU
Pesquisa pode levar à criação de tratamentos terapêuticos novos e eficazes para pessoas com cânceres agressivos
 
Pesquisadores das universidades de Iowa e de Brigham Young, nos EUA, localizaram um gene que faz com que pacientes com câncer desenvolvam resistência à terapia medicamentosa.
 
A descoberta é um primeiro passo na criação de tratamentos terapêuticos novos e eficazes para pessoas que sofrem de cânceres agressivos, como o mieloma múltiplo, que respondem mal ao tratamento.
 
"Não há várias opções para pacientes com câncer e doenças como o mieloma. Mieloma não é apenas um câncer extremamente doloroso, mas também é uma doença que é resistente ao tratamento", afirma o coautor David Bearss.
 
O mieloma múltiplo é um câncer das células do plasma que existe exclusivamente no osso. Ao longo do tempo, as células cancerosas assumem a medula óssea e destroem sua função. Isso resulta em grandes problemas de saúde, incluindo a incapacidade do sistema imune, a perda da função renal, queda na contagem dos glóbulos vermelhos e a formação de furos nos ossos. Estes furos levar a fraturas dolorosas em todo o corpo, desde o crânio até os quadris e a coluna vertebral.
 
Para piorar a dor dos pacientes, as células de mieloma rapidamente se tornam resistentes à quimioterapia e outras drogas, resultando em uma baixa expectativa de vida após o diagnóstico.
 
Ao longo dos últimos anos, Bearss e seus colegas têm tentado descobrir como a doença desenvolve resistência aos medicamentos.
 
Eles, então, realizaram uma análise genômica das células biopsiadas de 19 pacientes com mieloma, tiradas de diferentes fases do desenvolvimento do câncer. Eles queriam ver o que estava acontecendo no nível genético conforme a doença progredia.
 
Eles descobriram que os pacientes com as formas mais agressivas de mieloma, e os pacientes com as piores respostas ao tratamento foram aqueles que tiveram uma alta expressão do gene Nek2. Esta constatação levou a equipe a começar a ir atrás do gene no laboratório para ver o que iria acontecer.
 
"Silenciar Nek2 em células de câncer diminuiu a resistência a drogas, induziu o ciclo celular, morte celular e inibiu o crescimento do câncer em células in vitro e in vivo", afirma o pesquisador Fenghuang (Frank) Zhan.
 
Segundo Bearss, eles foram capazes de mostrar que a inibição de Nek2 pode realmente restaurar a sensibilidade aos medicamentos usados nos tratamentos convencionais.
 
Os resultados da pesquisa indicam também que Nek2 pode ser usado em testes de diagnóstico.
 
"Descobrimos que este gene não é apenas um preditor de resposta terapêutica ruim no mieloma, mas é um preditor para má resposta em outros tipos de câncer, como câncer de mama, pulmão e outros tipos de tumores grandes. Uma descoberta importante deste estudo é que poderíamos usar Nek2 para o rastreio precoce de pacientes", afirma Bearss.
 
Bearss e seus colegas estão trabalhando agora para o desenvolvimento de medicamentos que visam especificamente Nek2. Sua esperança é desenvolver um composto que seja minimamente tóxico para as células normais enquanto tem uma alta seletividade para as células cancerosas.
 

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário