Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 27 de janeiro de 2013

Pesquisa que detecta genoma de arbovírus favorece diagnóstico de dengue

Pesquisa procura duas novas estratégias para detecção de arbovírus de importância médica no Brasil
Pesquisa procura duas novas estratégias para detecção de
 arbovírus de importância médica no Brasil
Projeto produz ferramenta alternativa para as pesquisas que buscam detecção desses agentes virais diretamente nos vetores
 
Uma pesquisa realizada no Instituto Fiocruz Amazônia, visa desenvolver e validar estratégias para a detecção do genoma de dois arbovírus com reconhecida importância médica na Amazônia Ocidental. O projeto intitulado ' Desenvolvimento de novas estratégias para detecção molecular de arbovírus emergentes na Amazônia Ocidental' , coordenado pelo pesquisador e doutor em Ciências, Felipe Gomes Naveca, vai contribuir para o avanço diagnóstico da dengue na região.
 
Segundo o pesquisador, como impacto técnico-científico, o projeto pretende contribuir com duas novas estratégias para detecção de arbovírus , que possam ser utilizados por outras pesquisas a fim de monitorar a presença de agentes virais de dengue.
 
Naveca ressalta que o desenvolvimento e validação de tais estratégias será um importante avanço para o diagnóstico dessas arboviroses devido a alta sensibilidade e especificidade da técnica utilizada. " A conclusão do projeto fornecerá uma ferramenta alternativa para as pesquisas que busquem à detecção desses agentes virais diretamente nos vetores, tal como vem sendo realizado em outros estudos do nosso grupo de pesquisa" , esclareceu.
 
Os arbovírus são vírus transmitidos por vetores artrópodes mantidos na natureza através de ciclos zoonóticos. Muitos desses agentes virais apresentam importância médica para o homem por causarem desde quadros de artralgia (dor nas articulações) e exantema (inflamação na pele), até quadros de encefalite (dor de cabeça), hemorragia ou mesmo a morte. O Brasil, em função das imensas áreas de floresta tropical, apresenta ecossistemas propícios para o surgimento e manutenção de arboviroses o que permitiu o isolamento de mais de 200 espécies de arbovírus no país, dentre estes o vírus dengue, agente etiológico da mais importante arbovirose humana, explica o pesquisador.
 
A pesquisa conta com o apoio da Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Infra-Estrutura para Jovens Pesquisadores - Programa Primeiros Projetos (PPP) e está sendo realizada no Instituto Leônidas e Maria Deane / Fiocruz -Amazônia.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário