Pesquisa procura duas novas estratégias para detecção de arbovírus de importância médica no Brasil |
Uma pesquisa realizada no Instituto Fiocruz Amazônia, visa desenvolver e validar estratégias para a detecção do genoma de dois arbovírus com reconhecida importância médica na Amazônia Ocidental. O projeto intitulado ' Desenvolvimento de novas estratégias para detecção molecular de arbovírus emergentes na Amazônia Ocidental' , coordenado pelo pesquisador e doutor em Ciências, Felipe Gomes Naveca, vai contribuir para o avanço diagnóstico da dengue na região.
Segundo o pesquisador, como impacto técnico-científico, o projeto pretende contribuir com duas novas estratégias para detecção de arbovírus , que possam ser utilizados por outras pesquisas a fim de monitorar a presença de agentes virais de dengue.
Naveca ressalta que o desenvolvimento e validação de tais estratégias será um importante avanço para o diagnóstico dessas arboviroses devido a alta sensibilidade e especificidade da técnica utilizada. " A conclusão do projeto fornecerá uma ferramenta alternativa para as pesquisas que busquem à detecção desses agentes virais diretamente nos vetores, tal como vem sendo realizado em outros estudos do nosso grupo de pesquisa" , esclareceu.
Os arbovírus são vírus transmitidos por vetores artrópodes mantidos na natureza através de ciclos zoonóticos. Muitos desses agentes virais apresentam importância médica para o homem por causarem desde quadros de artralgia (dor nas articulações) e exantema (inflamação na pele), até quadros de encefalite (dor de cabeça), hemorragia ou mesmo a morte. O Brasil, em função das imensas áreas de floresta tropical, apresenta ecossistemas propícios para o surgimento e manutenção de arboviroses o que permitiu o isolamento de mais de 200 espécies de arbovírus no país, dentre estes o vírus dengue, agente etiológico da mais importante arbovirose humana, explica o pesquisador.
A pesquisa conta com o apoio da Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Infra-Estrutura para Jovens Pesquisadores - Programa Primeiros Projetos (PPP) e está sendo realizada no Instituto Leônidas e Maria Deane / Fiocruz -Amazônia.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário