Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 27 de janeiro de 2013

Risco de câncer de estômago aumenta com refluxo

esofagite1 300x200 Risco de câncer de estômago aumenta com refluxoO refluxo, doença que atinge cerca de 20 milhões de brasileiros, pode aumentar o risco dos pacientes desenvolverem câncer no esôfago.
 
O estudo foi realizado pelo Hospital A.C. Camargo, em São Paulo, com 120 doentes que apresentaram câncer de esôfago e, dentre estes, 40% sofriam de refluxo. Os médicos concluíram ainda que conforme a intensidade e o tempo de duração da doença mais aumentam o risco de tumor.
 
Apesar de muitos acreditarem que somente em bebês ocorre o refluxo, nas pessoas com mais de 50 anos de idade a doença, causada pelo retorno do conteúdo alimentar presente no estômago ou do duodeno para o esôfago, chamado de refluxo gastroesofágico, é bastante comum e diagnosticada.
 
Um dado também observado pelos gastroenterologistas do hospital paulista é que o câncer esofágico está mais presente entre os homens, sendo o sexto tipo de câncer que mais mata no sexo masculino e o oitavo entre as mulheres.
 
O refluxo gastroesofágico, além de provocar câncer, é o principal motivo de esofagite, ou seja, é o que provoca a inflamação da mucosa que recobre o interior do esôfago. E após anos de contato das enzimas digestivas, do material ácido proveniente do refluxo com a parede do esôfago, o órgão passa a apresentar lesões e tecidos parecidos com o do estômago. As células danificadas pelo processo se modificam e podem se tornar cancerígenas.
 
  Os médicos alertam que cuidados básicos com a alimentação podem ser adotados por qualquer pessoa para prevenir doenças do aparelho gástrico, como evitar beber café, refrigerantes, bebidas gasosas e alcoólicas e chás, não comer condimentos exageradamente, molhos principalmente, os preparados com tomate, não restringir o dia a se alimentar com uma única refeição e não dormir logo após comer, além de manter o peso equilibrado. Mas, aos primeiros sintomas, azia, anemia, perda de peso, vômitos e dificuldade de engolir, procure um médico especialista.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário