Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 27 de janeiro de 2013

Especialista dá dicas de como evitar lesões na prática dos esportes de verão

 Especialista dá dicas de como evitar lesões na prática dos esportes de verãoCom a chegada da estação mais quente do ano, a tendência é de que as pessoas se tornem mais ativas e procurem se movimentar um pouco mais. Até mesmo os mais sedentários procuram pela prática de uma atividade física, seja indoor ou ao ar livre.
 
No entanto, os belos dias de calor e a ansiedade em realizar uma prática desportiva pode esconder alguns riscos potenciais à saúde, caso sejam esquecidos alguns cuidados que devem ser mantidos, como alongamentos antes e depois dos exercícios.

Uma recente pesquisa, realizada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – Universidade de São Paulo, traz dados consideráveis sobre lesões que acontecem durante a prática dos ditos “esportes de verão”. A pesquisa mostra que durante o verão as lesões aumentam em 30% o movimento dos consultórios e hospitais de ortopedia, e os problemas mais comuns acontecem nos ombros, coxas e panturrilhas.

De acordo com Leandro Gomide, médico especialista do Hospital Orthomed Center, em Uberlândia, à falta de preparo físico e de instruções para prática das atividades e o esforço além do limite, são grandes responsáveis por estas lesões.
 
“Acima de tudo as pessoas devem respeitar os limites do seu corpo. A prática de exercícios deve ser incorporada durante o ano todo e não apenas no verão ou para o verão. O correto é começar aos poucos, respeitando os limites corporais.
 
O desportista de verão não vai recuperar em um mês todos os meses em que ficou parado”, alerta Gomide.

De acordo com a pesquisa, lesões nos ombros, coxas e panturrilhas são as mais comuns. As que ocorrem nos ombros acontecem em esportes como natação, surfe, voleibol e frescobol – os mais escolhidos por turistas que vão à praia. Além disso, muitas pessoas se machucam por causa da má postura e do excesso de carga nos exercícios físicos.
 
“O verão é uma época em que todos estão mais dispostos e, uma simples natação – que ao primeiro olhar é inofensiva, sendo realizada de uma forma incorreta pode comprometer estruturas do ombro, por exemplo, que afetam os tendões e ligamentos.
 
Quando não se tem um preparo físico e se comete exageros nas atividades, inflamações são desenvolvidas e processos degenerativos, além de lesões mais graves como fraturas e luxações podem acontecer, alerta.”

Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário