No entanto, os belos dias de calor e a ansiedade em realizar uma prática desportiva pode esconder alguns riscos potenciais à saúde, caso sejam esquecidos alguns cuidados que devem ser mantidos, como alongamentos antes e depois dos exercícios.
Uma recente pesquisa, realizada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – Universidade de São Paulo, traz dados consideráveis sobre lesões que acontecem durante a prática dos ditos “esportes de verão”. A pesquisa mostra que durante o verão as lesões aumentam em 30% o movimento dos consultórios e hospitais de ortopedia, e os problemas mais comuns acontecem nos ombros, coxas e panturrilhas.
De acordo com Leandro Gomide, médico especialista do Hospital Orthomed Center, em Uberlândia, à falta de preparo físico e de instruções para prática das atividades e o esforço além do limite, são grandes responsáveis por estas lesões.
“Acima de tudo as pessoas devem respeitar os limites do seu corpo. A prática de exercícios deve ser incorporada durante o ano todo e não apenas no verão ou para o verão. O correto é começar aos poucos, respeitando os limites corporais.
O desportista de verão não vai recuperar em um mês todos os meses em que ficou parado”, alerta Gomide.
De acordo com a pesquisa, lesões nos ombros, coxas e panturrilhas são as mais comuns. As que ocorrem nos ombros acontecem em esportes como natação, surfe, voleibol e frescobol – os mais escolhidos por turistas que vão à praia. Além disso, muitas pessoas se machucam por causa da má postura e do excesso de carga nos exercícios físicos.
“O verão é uma época em que todos estão mais dispostos e, uma simples natação – que ao primeiro olhar é inofensiva, sendo realizada de uma forma incorreta pode comprometer estruturas do ombro, por exemplo, que afetam os tendões e ligamentos.
Quando não se tem um preparo físico e se comete exageros nas atividades, inflamações são desenvolvidas e processos degenerativos, além de lesões mais graves como fraturas e luxações podem acontecer, alerta.”
Fonte Corposaun
Nenhum comentário:
Postar um comentário