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domingo, 27 de janeiro de 2013

Estrutura cerebral dos bebês prevê habilidades linguísticas mais tarde na vida

Bebê de 1 ano participa de teste de idioma Institute for Learning & Brain Sciences
Foto: University of Washington
Bebê de 1 ano participa de teste de idioma Institute
for Learning & Brain Sciences
Anatomia do hipocampo e do cerebelo pode fornecer visão de problemas no desenvolvimento e permitir tratamentos precoces
 
A análise da estrutura cerebral dos bebês pode prever as habilidades linguísticas mais tarde na vida. É o que revela estudo de pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA.
 
Usando uma técnica de imagens cerebrais que examina o cérebro infantil inteiro, os pesquisadores descobriram que a anatomia de certas áreas do cérebro, o hipocampo e o cerebelo, pode prever as habilidades da linguagem infantil até 1 ano de idade.
 
O estudo é o primeiro a associar essas estruturas cerebrais com competências linguísticas futuras.
 
 
"O cérebro do bebê tem um número infinito de segredos à espera de serem descobertos, e esta pesquisa nos mostra porque as crianças aprendem línguas como ' esponjas' , superando de longe as nossas capacidades como adultos", afirma a coautora Patricia Kuhl.
 
Habilidades da linguagem infantil aumentam depois que os bebês atingem seus primeiros anos de vida. Identificar quais áreas do cérebro estão relacionadas com a aprendizagem precoce de línguas poderia fornecer uma primeira visão de problemas no desenvolvimento, permitindo tratamentos precoces.
 
Os pesquisadores usaram ressonância magnética para medir a estrutura cerebral de 19 meninos e meninas com 7 meses de idade. Os investigadores usaram uma medida chamada morfometria baseada em voxel para determinar a concentração de substância cinzenta, que consiste de células nervosas e da matéria branca, que compõem a rede de ligações de todo o cérebro.
 
Cinco meses mais tarde, quando as crianças tinham cerca de um ano de idade, elas voltaram ao laboratório para um teste de idioma. Este teste incluiu medidas de balbucio das crianças, o reconhecimento de nomes conhecidos e palavras e sua capacidade de produzir diferentes tipos de sons.
 
"Nessa idade, as crianças normalmente não dizem muitas palavras. Então, nós medimos o balbucio e a capacidade de compreender a linguagem como um sinal de domínio precoce de línguas", afirmam os autores.
 
Crianças com uma maior concentração de substância cinzenta e branca no cerebelo e no hipocampo mostraram maior capacidade de linguagem com um ano de idade. Este é o primeiro estudo a identificar uma relação entre a linguagem e o cerebelo e hipocampo em lactentes.
 
Segundo os pesquisadores, as descobertas podem refletir as habilidades dos bebês para dominar o planejamento motor para a fala e para desenvolver os requisitos de memória. "O cérebro usa muitas habilidades gerais para aprender a língua. Saber quais regiões do cérebro estão ligadas a esse aprendizado precoce pode ajudar a identificar crianças com deficiências de desenvolvimento e fornecer-lhes as intervenções precoces que irá conduzi-los de volta em direção a um caminho comum de desenvolvimento", conclui Kuhl.
 
Fonte isaude.net

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