Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ferramenta de realidade virtual fornece treinamento a cirurgiões cerebrais

Tela exibe uma cirurgia no cérebro usando o NeuroTouch Cranio simulator
Foto: Elizabeth Howell
Tela exibe uma cirurgia no cérebro usando o NeuroTouch
 Cranio simulator
Software permite aos médicos notar sensações semelhantes às que ocorrem durante procedimento no cérebro real
 
Equipe de cientistas da McGill Universit, no Canadá, criou uma nova ferramenta de simulação de cirurgia que permite que os cirurgiões desenvolvam suas habilidades sem a necessidade de envolver um paciente real.
 
O NeuroTouch Cranio, que se acredita ser uma das ferramentas de cirurgia de cérebro mais avançadas do mundo, torna possível aos médicos sentir sensações semelhantes às que ocorrem durante uma cirurgia no cérebro real, enquanto que utilizam os instrumentos cirúrgicos.
 
O dispositivo também inclui uma tela que mostra uma simulação de alta definição de um tumor no cérebro e o efeito que as ferramentas e cirurgia têm sobre o tumor e o cérebro circundante.
 
Segundo os pesquisadores, o principal objetivo é melhorar a formação de médicos residentes. Anteriormente, eles estavam recebendo o treinamento diretamente na sala de operação.
 
O simulador está sendo usado em estudos de treinamento e ainda vão levar alguns anos antes que possam ser usados para treinar os neurocirurgiões.
 
A equipe acredita que a ferramenta poderia, eventualmente, permitir a detecção muito mais precoce de quais cirurgiões estagiários terão sucesso e quais não.
 
Durante o próximo teste, os alunos irão operar em uma simulação de um tumor cerebral que está sangrando incontrolavelmente. O paciente vai morrer conforme os alunos trabalham, mas eles serão capazes de monitorar a atividade cerebral do paciente e a frequência cardíaca.
 
Segundo os cientistas, isso permitirá que os alunos aprendam quais pressões estão envolvidas na realização de operações como esta, e como lidar com elas.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário